O seu representante político te conhece?

Tempo de leitura: 2 minutos

A representatividade é um tema que tem sido bastante recorrente ao longo dos últimos anos, sendo fundamental em todos os segmentos por ser a base de mudanças e êxitos.

Em seu contexto, é aquilo que lhe causa uma autoidentificação e similaridade.

Ela é extremamente importante para que se compreenda a relevância de um determinado assunto. Para isso, é fundamental que o representante tenha conhecido e vivenciado de perto a realidade de seus representados. Desta forma, tudo torna-se mais fácil.

Cabo Zanola - corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

No relacionamento com as pessoas ficamos felizes quando alguém nos olha e já consegue associar o que queremos ou necessitamos e, na representatividade, a situação não é diferente.

Mas afinal, por que a representatividade é importante?

A resposta é bem simples: é ela quem valida a nossa existência, amplia as nossas chances de conseguir algo positivo e dá voz às mudanças que queremos.

Cabe ao representante liderar a luta pelos direitos de sua classe e defender os seus interesses. Por isso, a importância de compreender as dificuldades e deficiências do setor que ele representa.

Atualmente, temos visto no Brasil uma crise de representatividade, principalmente na política. Assistimos pela TV e vimos pelas redes sociais diversos protestos populares com os seguintes dizeres: “Ele não me representa”.

Talvez esta crise política seja uma das consequências por não sabermos escolher um representante que compactue com as nossas ideologias.

Apenas como forma de elucidar o tema, exemplifico minha experiência na condição de vereador na cidade de São João del-Rei, onde, até então, não havia uma política adequada de investimento e valorização do segmento da Segurança Pública.

Por consequência, tanto as Polícias quanto os Bombeiros encontravam inúmeras dificuldades em cumprir os baixos convênios com a prefeitura. Mas isso mudou quando assumimos o primeiro mandato em 2012.

Desde então, contribuímos para que fossem dobrados os respectivos convênios e adquiridos materiais de construção, viaturas, equipamentos, etc.

Foram muitas lutas, porém coroadas com muitos avanços para a cidade. Fizemos com que o poder público tivesse uma maior atenção com a área.

Defendo que investir em segurança pública é investir na vida das pessoas.

Ela é a base para o desenvolvimento, pois é quase impossível ter bons resultados nas áreas da educação, saúde, cultura e lazer se não tivermos uma segurança pública eficiente, uma vez que a paz social é um desejo de todos.

Portanto, o vínculo que liga o representante aos seus representados é a confiança em saber que ele conhece as demandas e o perfil do grupo que representa!

Autor: Cabo Zanola – Bombeiro militar de MG; vereador no segundo mandato por São João del-Rei/MG; doutorando em Direito Público pela Universidade Nacional da Cidade de Mar del Plata/Argentina.

2 Comentários

Deixe aqui seu comentário