Cabo Rosiane, guerreira de farda e atleta profissional

Tempo de leitura: 5 minutos

Nos Jogos Pan-Americanos de 2015 e Olímpiadas de 2016, diversos atletas brasileiros chamaram a atenção do mundo. Não somente por terem destacado-se em suas modalidades e ganhado medalhas, mas porque subiram ao pódio e prestaram continência durante o hasteamento da bandeira do Brasil.

Estes atletas foram selecionados para participar do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) criado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte. Através do programa, os atletas profissionais tornaram-se militares das Forças Armadas e receberam apoio, principalmente no campo financeiro, que é um das principais dificuldades.

 

 

Neste contexto, gostaria de chamar atenção para a história de uma guerreira de farda que tem destacado-se também como atleta profissional. A cabo Rosiane é policial militar de Minas Gerais há 8 anos e, desde 2013, vem chamando atenção por suas conquistas como fisiculturista.

Rosi Carezzane iniciou competindo na categoria Miss Bikini Fitness. Hoje é a atual tricampeã mineira e Overall, campeã absoluta no fisiculturismo, e está se preparando para conquistar o tetracampeonato em 2017.

 

 

O gosto por esportes começou na época da preparação para os testes físicos do concurso de soldado da PM. Desde então, começou a disputar corridas rústicas que ocorriam dentro e fora da corporação.

Participou de minimaratonas que aconteciam em Uberaba e região. Em sua 1ª corrida de 11 quilômetros, a militar conquistou o troféu. Incentivada por seus companheiros de serviço, Rosi seguiu ganhando troféus e medalhas nas corridas.

Subiu ao pódio como bicampeã da Mini Maratona do Trabalhador de Araxá, bicampeã da Corrida Internacional de São Domingos de Araxá na categoria feminino araxaense e campeã geral feminina militar na Corrida Paz e Liberdade em BH.

 

 

Para melhorar sua performance, Rosi buscou orientação de profissionais do esporte do Instituto DarthFit de Campinas/SP. Com planejamento de programa nutricional, treinamento e avaliação física específicos, a atleta melhorou sua forma física e foi incentivada a competir no fisiculturismo.

A partir de então, Rosi Carezzane iniciou os treinamentos e os títulos foram apenas consequência. Confira abaixo a progressão da atleta como fisiculturista:

2013

  • 4º lugar entre 5 candidatas em campeonato promovido pela IFBB Minas em Belo Horizonte/MG;
  • 4º lugar entre 12 candidatas na Copa Litoral IFBB no Guarujá/SP.

2014

  • Campeã mineira;
  • 9º lugar entre 17 candidatas no Campeonato Nacional.

2015

  • Convocada pela federação IFBB Minas a representar o Brasil na 3ª edição do Campeonato Internacional Arnold Classic 2015, ocorrido no Rio de Janeiro. Disputou com 28 atletas de vários países, porém não conseguiu ficar no top 6 do campeonato;
  • 1º lugar no mineiro, consagrando-se bicampeã na categoria até 1,63;
  • No confronto final entre as campeãs da categoria, foi considerada pela primeira vez em MG a campeã absoluta da categoria, o título mais alto no fisiculturismo, o de Overall (campeã das campeãs) 2015;
  • 4º lugar entre 64 atletas de diversos Estados no Campeonato Nacional em Cuiabá/MT.

2016

  • 1º lugar no mineiro, conquistando o tricampeonato;
  • 7º lugar no Arnold Classic Brasil, sendo considerada uma das melhores atletas da categoria na América Latina.

2017

Irá competir no Arnold Classic South América em São Paulo, evento do qual somente os atletas com títulos e convocados participam. Esta será a 5ª edição deste campeonato de nível internacional.

O Arnolds Sports Festival foi criado há 28 anos por Arnold Schwarzenegger e Jim Lorimer, em Ohio (EUA), tornando-se o maior evento multiesportivo do mundo.

A atleta foi convocada pela Federação Mineira de Musculação e Fitness IFBB Minas para representar não só o Estado de Minas Gerais, mas também o país no palco do maior e mais importante evento de fisiculturismo.

 

Foto: Wagner Rodrigues

Estou muito feliz, pois é a 3ª vez que tenho oportunidade de representar o país em um campeonato de nível internacional realizado no Brasil juntamente com atletas da América Latina.

Com certeza, estes são os resultados de saber conciliar minha profissão e jornada de trabalho, ampliando os meus desempenhos, passando de amadora a atleta de alto rendimento.

Rosi Carezzani

 

Rosi conta com o apoio dos seguintes patrocinadores:

A assessoria, treinamento e dieta ficam por conta de Wellington Nogueira e Maidê Salles do Instituto DarthFit de Campinas/SP.

A cabo Rosiane tem 29 anos de idade e há 8 anos é uma guerreira de farda da PMMG. Atualmente, trabalha na cidade de Araxá e dispensa os dias de folga e períodos de descansos para os treinamentos esportivos.

Rosi ressalta que a dedicação ao esporte deu-lhe um excelente condicionamento físico, sendo que ela sempre destaca-se nos treinamentos na corporação militar, alcançando conceito máximo nos Testes de Aptidão Física.

 

 

Ela conta que já aconteceu de, durante o turno de serviço policial, pessoas chegarem perto para pedir alguma informação e a reconheceram como atleta, deram abraço, disseram que a seguem no Instagran.

Em seus perfis nas redes sociais, Rosi é referência de superação, instigando seus seguidores a sair da zona de conforto e buscar melhor qualidade de vida através da atividade física.

Quer conhecer um pouquinho mais sobre a policial militar e atleta Rosi Carezzane? Clique nos links e acesse seu Instagran e Facebook.

Deixe aqui seu comentário