É melhor estudar por apostila ou cursinho?

Tempo de leitura: 3 minutos

Policia Militar de Minas Gerais

 

Muitos candidatos que sonham passar em concursos da Polícia Militar, como o leitor Fábio Júnio, tem enviado mensagens através do Contato com o graduado pedindo sugestões de apostilas ou cursinhos para estudar.

E não somente aqueles que ainda são civis e querem ingressar na corporação, mas também aqueles que já são militares e pretendem subir mais um degrau na hierarquia, passando a sargentos ou oficiais.

Tenho enorme prazer em ajudar com a experiência que adquiri nestes anos de preparação para concursos, tendo conseguido aprovação em alguns e experiência em outros.

 

Primeiramente, sugiro sempre a leitura do artigo Qual é o segredo para passar no concurso da polícia?. Ele ensina algumas técnicas para direcionar a forma de estudo dos candidatos.

Respondendo a pergunta se é melhor estudar através de apostilas ou cursinhos, respondo sempre que depende, pois isto é muito subjetivo.

Tem quem absorva mais o conteúdo lendo; outros assistindo as aulas; alguns dependem ainda de tirar dúvidas com os professores; e, por fim, tem aqueles que fazem tudo isto junto.

Estudar com apostila

Apostilas tem de todo tipo, a maioria com a legislação seca e pronto. Outras, um pouquinho melhor, trazem exercícios de fixação. Mas, infelizmente, algumas apresentam a legislação desatualizada e respostas dos exercícios incorretas.

Muitos candidatos cometem o erro de escolher apostilas pelo preço. Das que adquiri, a que considerei de melhor qualidade foi também a mais cara.

Mas se o candidato colocar na cabeça que o material de estudo não é um gasto, mas um investimento, ele entenderá que vale a pena gastar 20 a 30% a mais em um produto melhor que a maioria dos que estão no mercado.

Para soldado, a melhor apostila que encontrei foi a da Vestcon. Também já ouvi falar muito bem das apostilas da Fátima Soares.

 

Estudar com apostila ou cursinho online

Estudar com cursinhos online

Para quem tem dificuldade de ficar lendo o tempo todo e mais facilidade com explicações de professores, a melhor opção é o cursinho, variando ainda em presenciais ou vídeo-aula.

É um investimento um pouco mais elevado, mas considero ser um produto de qualidade muito superior e que realmente é um diferencial significativo.

Tem muitos cursinhos que oferecem preparação para concursos da Polícia Militar, mas prefiro escolher aquele em que os professores, ou pelo menos a maioria deles, são policiais militares.

Normalmente, estes professores militares tem experiência de docência na Academia da Polícia Militar ou já participaram da banca de correção de provas de concursos públicos.

Neste contexto, destaco dois cursinhos online para quem não tem tempo para frequentar os presenciais:

Para quem quer um preparatório para soldado e outros concursos internos, alguns amigos me indicaram o Magistral, relatando que estão bem satisfeitos.

Atualmente, estou preparando-me para o concurso de oficiais através do Alferesbook e gostando muito do nível dos professores. Detalhe que este site é exclusivo para a preparação de concursos internos.

 

Estudar em cursinhos presenciais

Esta é uma boa opção para quem tem tempo livre para ficar por conta de estudar. Há diversas opções em Belo Horizonte e nas grandes cidades do interior.

Neste segmento, seria interessante o candidato visitar a escola em um dia que estiver tendo aula para ele avaliar se a sala não fica muito cheia, pois tem muito cursinho mais preocupado com dinheiro que com o aluno.

Meu filho fez o preparatório para soldado no Fátima Soares e disse que valeu a pena estudar lá. Fica a dica!

Espero ter ajudado a quem estava na dúvida sobre qual método de estudo utilizar em sua preparação para concurso. Mas se quiser saber mais sobre o assunto, deixe um comentário abaixo.

1 Comentário

Deixe aqui seu comentário