Você fez a manutenção de sua arma de fogo hoje?

Tempo de leitura: 5 minutos

Manutenção da pistola Imbel

Todo profissional deve preocupar-se com o bom funcionamento de sua ferramenta de trabalho. Pela peculiaridade do serviço, o policial deve ter uma dedicação um pouco maior, pois a arma de fogo pode salvar sua vida.

Muitos policiais tem uma rotina de chegar ao quartel, vestir sua farda, colocar uma pistola em seu coldre e um fuzil na viatura e ir para as ruas. Patrulham seu setor, fazem operações, abordam indivíduos suspeitos, atendem ocorrências, realizam prisões…

Um policial de serviço está sempre portando alguma arma de fogo. Isto é inerente a sua atividade e acaba tornando-se um comportamento tão natural que passa despercebido.

No dia-a-dia, a arma de fogo fica exposta ao suor da mão do policial, a chuva e poeira, o que pode provocar, com o tempo, mal funcionamento ou travamento total. Tal situação pode ser evitada com a simples manutenção preventiva do armamento.

De que adianta uma pistola que dá um tiro e não ejeta o estojo porque a arma está com o cano muito sujo ou o extrator quebrado?

Para se ter uma ideia da importância da manutenção de sua ferramenta de trabalho, façamos uma análise comportamental de outros profissionais:

  • Em alguns poucos minutos na fila para comprar carne, vemos o AÇOUGUEIRO amolando sua faca diversas vezes. Você já viu açougueiro com dificuldade para cortar carne porque a “faca estava cega”?

 

  • O MÚSICO afina seus instrumentos tanto antes, quanto durante uma apresentação, assim como no final guarda tais instrumentos em locais apropriados para preservá-los. Você já viu um músico profissional tocando violão desafinado ou deixando-o jogado em qualquer canto?

 

  • O TAXISTA faz revisão regular de seu táxi e deixa o veículo sempre limpinho por dentro e por fora. Além de trocar por um carro mais novo de tempos em tempos para oferecer mais conforto e satisfação aos clientes. Você já viu um bom taxista com o carro todo sujo ou “socando o amortecedor” enquanto anda?

Assim como este profissionais, o policial também deve se preocupar com sua ferramenta de trabalho. A arma de fogo deve ser manutenida periodicamente para evitar uma pane no momento em que o policial mais precisar de usá-la.

Você fez a manutenção de sua arma de fogo hoje?

Uma manutenção bem feita não demora mais que dez minutos, mas dá ao policial a tranquilidade que, em uma possível situação que tenha de defender-se, a arma não travará por sujeira, ferrugem ou alguma peça danificada.

Se estão enfrentando o policial armado, imagine se ele tentar der um tiro e a arma não funcionar!

Atualmente, os infratores e até mesmo algumas pessoas que se dizem “cidadãos de bem” estão enfrentando a autoridade policial, mesmo este agente público estando armado, como tratamos no artigo Qual a importância da defesa pessoal para a atividade policial.

O policial não pode confiar sua segurança e o sucesso de sua missão somente a arma de fogo. No artigo Qual é a principal arma policial?, vimos que o treinamento tático, o conhecimento jurídico e os instrumentos de menor potencial ofensivo também são importantíssimos.

Entretanto, há situações em que o uso da arma é imprescindível. Neste momento, o bom funcionamento da arma de fogo pode ser o determinante para a vida ou morte do policial.

O serviço policial é uma atividade de alto risco e todos os dias saímos para a rua sabendo que podemos nos envolver em uma troca de tiros. Certa vez, um militar antigão me disse que uma arma que não funciona é um peso desnecessário que o policial carrega. Você já pensou nisto?

Procuro limpar minha arma uma vez por semana, pelo menos. Se pegar chuva, poeira ou efetuar um disparo durante o turno de serviço, faço a manutenção tão logo chego em casa, pois sou armado fixo.

Tive um patrulheiro que pegava uma arma diferente todo dia de serviço. O Sd Marconi sempre fazia a manutenção do armamento, mesmo com alguns colegas fazendo gozação que, daquela forma, ele acabava fazendo a limpeza de todas as armas da intendência.

E você, fez a manutenção de sua arma hoje ou se lembra da última vez que fez?

Na atividade policial, a segurança vem sempre em primeiro lugar. Chegue dez minutinhos mais cedo para a chamada, faça a manutenção de sua arma e tenha a certeza de portar um armamento em perfeitas condições de uso durante seu turno de serviço!

Você fez a manutenção de sua arma de fogo hoje?

 

Sei que é difícil assumir um erro, por menor que ele seja. Mas a omissão de cada um com sua segurança pessoal pode comprometer a segurança de toda a equipe.

Farei mais uma vez esta pergunta para que se lembre dela toda vez que chegar ao quartel para assumir serviço. Você se lembra da última vez que fez a manutenção de sua arma?

Sim? Não? Já tem um tempinho que não faz? Tudo bem, guarde a resposta para você mesmo.

Mas gostaria de encerrar este assunto pedindo sua ajuda: Clique nos botões abaixo do texto e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Esta ação pode mudar o comportamento daquele seu amigo policial que sempre tem uma desculpa para limpar a arma outro dia.

4 Comentários


  1. Olá,
    Eu tenho uma dúvida. Os estados disponibilizam pra PM armamentos não letais, como taser e spray de pimenta, mas não o suficiente para todos.
    É permitido utilizar esses mesmos equipamentos em serviço, tendo sido adquiridos de forma particular?

    Acredito que não, mas seria muito útil.

    Abraço

    Responder

    1. Boa noite, Lucas

      Os próprios policiais podem ir a uma loja de artigos militares e comprar uma algema ou tonfa, que também são equipamentos não letais.

      Por outro lado, alguns equipamentos são adquiridos exclusivamente pela corporação, como é o caso das armas de impulsos elétricos e spray. E mesmo que alguns materiais sejam encontrados a venda, o policial deve utilizar somente o fornecido pela Polícia Militar.

      Responder

  2. Boa noite, meu amigo

    Você está de parabéns pela atenção com cada detalhe do serviço! É cada erro de procedimento que alguns policiais cometem no dia-a-dia que dá até tristeza.

    Responder

  3. é verdade ! já recebi serviço com projétil no cano, o cara era sargento de curso, sempre verifiquei todas armas,vtr. livros.posto,era minha obrigação.

    Responder

Deixe aqui seu comentário