De quem é a culpa pela destruição do meio ambiente?

Tempo de leitura: 4 minutos

degradacao-do-meio-ambiente

Muita gente acredita que fiscalizar a preservação do meio ambiente é tarefa da Polícia Florestal e dos fiscais do governo em geral. Aposto que você vai dizer “eu não penso assim! Eu também faço minha parte”.

Por isto, fiz a seguinte pergunta a algumas pessoas: o que você tem feito para a preservação do meio ambiente?

As três principais respostas foram:

  1. Eu economizo água em minha casa
  2. Eu cuido das plantinhas em minha casa
  3. Eu separo o lixo de casa e do meu serviço para facilitar reciclagem
O problema é que, enquanto uns estão preocupados, outros nem tanto.
  • Quem nunca viu um vizinho gastando muita água para lavar o carro ou calçada da casa dele?
  • Ou então viu alguém jogando lixo nos ribeirões pela cidade afora e depois reclama das enchentes?
  • Ou ainda um fazendeiro que coloca fogo no pasto e acaba provocando um incêndio?

Pois é, muita gente está fazendo sua parte. E mesmo assim, nosso meio ambiente está cada vez mais degradado.

1. São incêndios naturais e criminosos;
2. Desmatamento das áreas verdes, principalmente da Mata Atlântica e Floresta Amazônica;
3. Despejo de esgoto sem tratamento diretamente nos rios;
4. Pesca e caça predatória;
5. Lançamento de gases tóxicos da indústria na atmosfera;
6. E segue uma lista de variadas formas de matar nosso meio ambiente.

 
Tem quem não acredite ser possível, mas se continuarmos agindo desta forma ou aceitando que nosso vizinho, as empresas, as indústrias e até mesmo o governo continuem, nosso meio ambiente vai acabar.

Para quem duvida, é só parar e pensar um pouquinho: atualmente já vivemos com a falta de água, morte de rios e nascentes, enchentes e secas prolongadas.

Há aproximadamente 40 dias, uma barragem de resíduos de extração de minérios em Mariana, Minas Gerais, rompeu-se e uma lama tóxica devastou o distrito de Bento Rodrigues, tomou o leito do Rio Doce e percorreu centenas de quilômetros até chegar ao Espírito Santo e desaguar no mar.

Estes animais da foto tiveram a sorte de serem salvos pelos bombeiros.

resgate do corpo de bombeiros

 

Sem dúvidas, o desastre ambiental foi incalculável. Fauna e flora das regiões banhadas pelo Rio Doce foram dizimadas. Claro que a Samarco e a Vale, empresas responsáveis pela barragem, têm culpa pelo ocorrido.

Mas será que somente as grandes empresas são as culpadas pela destruição do meio ambiente? Será que você também não tem sua parcela de culpa, ainda que seja pela omissão? Ou acha que não tem responsabilidade pela preservação?

Apesar da fiscalização formal caber às polícias, ao Ministério Público, ao IBAMA e às outras agências governamentais, o cidadão também deve ser um defensor ativo do meio ambiente.

Assim como ressaltamos no artigo “Segurança pública, responsabilidade de todos, não só da polícia” a importância da dedicação de todos os cidadãos pelo bem comum, a preservação compartilhada do meio ambiente também foi destacada em nossa Lei Maior:


Constituição Federal
Art. 23 – É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
VI – proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.
Art. 225 – Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

 

Pelo que se pode perceber, a responsabilidade é compartilhada, não cabendo a você, a seu amigo, a seu parente ou quem quer que seja, jogar tudo para cima dos outros. Cada um deve cuidar do planeta como se fosse de sua própria casa.

Não adianta acharmos que os desastres ambientais acontecem somente longe de nossos olhos e que serão resultado de grandes erros das grandes empresas poluidoras.

meio ambiente degradado

 

O meio ambiente está morrendo!

Temos que começar a mudar imediatamente nossos hábitos. Comece em sua casa, em seu trabalho, eduque seus filhos para a preservação, fiscalize e denuncie quem degrada.

Seja como o passarinho que leva uma gotinha de água para ajudar a apagar o incêndio da floresta. Ele pode não conseguir sozinho, mas está fazendo a parte dele. Faça sua parte também. Ajude a salvar o meio ambiente!

Não sabe o que fazer? Acesse o site Atitudes Sustentáveis e descubra excelentes dicas de mudanças de hábitos que ajudam a preservar o meio ambiente. Gostei bastante das dicas em Como economizar energia no inverno. Fica aí minha dica!

Através deste artigo, procurei dar minha contribuição ao chamar a atenção para a necessidade de cada um preservar o meio ambiente, bem como fiscalizar e denunciar quem não esteja muito preocupado com isto.

Participe você também! Dê alguma dica para salvarmos nosso meio ambiente!

1 comentário

Deixe aqui seu comentário