Candidato a concurso da polícia pode ter tatuagem?

Tempo de leitura: 5 minutos

Atenção: Leia também o artigo Quero ser policial, mas tenho tatuagem… de 21/01/2017, atualizado com a decisão dos ministros do STF.

 

policial militar tatuado
Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo

Os editais de concursos públicos para Polícia Militar restringem o ingresso de candidatos que tenham tatuagem. Por outro lado, a Constituição da República, nossa Lei Maior, não faz qualquer menção a este respeito.

Muitos candidatos eliminados dos concursos utilizam esta argumentação perante os tribunais, visando garantir judicialmente participação nos cursos de formação.

Este tema é polêmico: algumas pessoas defendem que candidatos tatuados não devem mesmo ser policiais; outras pessoas acreditam que, dependendo da parte do corpo em que foi feita e do significado da tatuagem, ela não interferirá na atividade policial.

E você, o que pensa sobre esta discussão?

No Brasil, a tatuagem já teve um estigma que a ligava a pessoas marginalizadas, principalmente porque a grande maioria dos indivíduos presos tem o costume de tatuar seus corpos.

Mas, atualmente, há uma certa aceitação social quanto ao uso de tatuagens. Se alguém discorda, é só pensar um pouquinho que lembrará de algum parente ou amigo próximo que ostenta uma tatuagem em seu corpo.

Particularmente, tenho esposa, filha e irmão tatuados. Da mesma forma, no âmbito profissional, conheço diversos oficiais e praças que também têm tatuagens. Então porque um candidato que pretende ser um policial militar não poderia ter o mesmo comportamento?

candidato a concurso da PM pode ter tatuagem

Evidente que deve haver moderação: uma coisa é ter o nome de parente ou figura em suas costas, peito ou bíceps. Outra coisa é ter tatuagem no braço todo, no pescoço, rosto…

Da mesma forma que tatuagens que fazem referência a organizações criminosas ou apologia a crimes não são condizentes com a atividade policial.

Como cada Estado tem autonomia para estabelecer os critérios dos concursos de suas polícias, mas todos com limites bem parecidos, tomaremos como exemplo o edital do atual concurso para soldado da PMMG.

O item 2.1, “j”, prevê como uma das condições para ingresso na corporação:

“não apresentar tatuagem visível quando em uso dos diversos uniformes da Polícia Militar, previstos no art. 38, do Regulamento de Uniformes e Insígnias da Polícia Militar (RUIPM), ou ainda que não visível, mas que tenha, por seu significado, incompatibilidade com o exercício das atividades de policial militar

O Poder Judiciário tem recebido diversas ações movidas por candidatos excluídos por terem uma tatuagem:

  • TJMGApelação 1.0024.06.930588-6/001 – Des. Duarte de Paula – 27/02/2014 – Equiparar a tatuagem a uma doença de pele incapacitante, capaz de, por si só, excluir o candidato do certame, como previsto na resolução 3.692/02, extrapola em muito os objetivos da Lei 5.301/69, que somente pretende que o candidato ao cargo de policial militar tenha capacidade física para o regular exercício de suas funções.
 
  • TJMGApelação 1.0480.06.087432-2/001 – Des. Maurício Barros – 22/05/2012 – Prevendo a legislação e o edital a tatuagem como causa de inaptidão, não padece de ilegalidade o ato administrativo que considerou inapto, no exame de saúde, o candidato tatuado inscrito em concurso público para ingresso na Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

A controvérsia se o candidato pode ou não ter tatuagens e, quando aceito, de quais tipos e em que parte do corpo é permitido, acabou chegando ao Supremo Tribunal Federal através do RE 898.450/SP e será decidida com repercussão geral, uniformizando as decisões dos outros tribunais a respeito de casos idênticos.

No dia 02 de fevereiro de 2016, a Procuradoria-Geral da República se manifestou em relação a este Recurso Extraordinário. Ele emitiu parecer favorável a inconstitucionalidade da cláusula do edital que restringe o acesso de candidatos tatuados a cargos na Polícia Militar.

Clique aqui e confira os principais argumentos do Procurador-Geral da República.

Independente do julgamento dos ministros de nossa Suprema Corte, tanto nós policiais, quanto a população em geral, temos que reavaliar nossos (pre)conceitos a respeito das pessoas que estão a nossa volta. Há alguns anos, por exemplo, era inconcebível pensar em uma mulher vestindo uma farda, muito menos sendo comandantes de tropa.

Se o objetivo da restrição ao ingresso de candidatos tatuados for para impedir que pessoas de má-índole vistam uma farda, concordo plenamente, mas sei que isto é totalmente subjetivo. Tão subjetivo quanto dizer que todo candidato político vislumbra tomar posse em um cargo para legislar em causa própria.

Sinceramente, tenho muito mais confiança em um policial tatuado que em determinadas pessoas que vestem terno e gravata e para quem sou obrigado a fazer uma continência.

policial militar pode ter tatuagem

Se você ainda não tem tatuagem, sugiro esperar um pouquinho para fazer. Primeiro, estude e passe no concurso. Depois faça sua tatuagem sem medo de ser reprovado.

E você que já tenha tatuagem, sugiro não desistir de seus sonhos, pois existe uma grande probabilidade dos ministros do STF decidirem a favor dos tatuados.

Recomendo ainda a leitura do artigo Qual o segredo para passar no concurso da polícia? com diversas dicas para você ser aprovado no próximo concurso.

Enfim, enquanto esperamos a decisão do STF, aproveite para dar sua opinião sobre o assunto: você acha que pessoas tatuadas poderiam ser policiais ou haveria alguma incompatibilidade com o serviço policial?


Você sabia que a PMMG tem um soldado com o antebraço todo tatuado e que a tatuagem não foi problema para ele ser aprovado no exame médico? Não? Pois acredite, estou falando sério!

Segundo o ministro do STF Luiz Fux, “um policial não é melhor ou pior em seus afazeres públicos por ser tatuado”.

Leia agora o artigo Quero ser policial, mas tenho tatuagem… de 21/01/2017, atualizado com a decisão do STF e descubra o que mudou para os candidatos tatuados.

146 Comentários


  1. Olá. meu nome é matheus eu tenho duas tatuagem uma na canela que é uma maori,a outra é no peito. Será aque eu passo no concurso da polícia militar.

    Responder

    1. Bom dia, Matheus

      Depende de qual Estado você pretende tentar o concurso.

      Se for em MG, a tatuagem não será problema.

      Se for em outros Estados, como SP, que faz restrições a tatuagens visíveis com o uso do uniforme, você terá certa dificuldade, mas não será impossível.

      O posicionamento do STF sobre esta situação é que editais de concursos públicos não podem fazer restrições a candidatos em razão de tatuagem, salvo se violarem valores constitucionais.

      Responder

  2. Olá, tenho 4 tatuagens: uma frase na costela, um coração pequeno no ombro, um desenho na panturrilha e um desenho de uma flor no antebraço. Quero fazer concurso pra pmma e pro cfo-ma. Se eu for aprovada, poderá haver problemas no ingresso por conta dessas tatuagens? Desde já agradeço sua resposta. Fica com Deus.

    Responder

    1. Nenhuma dessas tatuagens vai contra a moral e os bons costumes, não faz apologia a nenhum crime etc. Todas possuem um significado pessoal e importante pra mim.

      Responder

    2. Boa tarde, Larissa

      O último edital de concurso para oficiais da PMMA prevê o seguinte:

      2.7 Para inscrever-se no PAES 2017 para o CFO/CBMMA é necessário que o candidato preencha os seguintes requisitos:

      f) Não possuir sinais adquiridos, tais como, tatuagem, orifício na orelha (se do sexo masculino), septo nasal e outros, bem como tatuagem em locais visíveis e/ou atentatórias à moral e aos costumes em locais visíveis, ou seja, não devem exceder as regiões do corpo que são cobertas pelo uniforme básico da corporação (sunga de banho para homens e maiô para mulheres);

      Percebe-se que a corporação ainda não está de acordo com o entendimento do STF que candidatos não podem ser reprovados por terem tatuagens, salvo se elas violarem valores constitucionais.

      Caso você seja reprovada, sugiro que faça como o candidato a concurso da PMESP, que ingressou com uma ação judicial contra a reprovação dele e, após alguns anos, conquistou o direito de ser um guerreiro de farda.

      Conversando sobre esta situação com um promotor de justiça, ele disse que, quanto mais o assunto for discutido pela sociedade, maior será a pressão popular para que esta restrição de candidatos tatuados seja eliminada dos editais da PM, ou melhor, adequada ao entendimento do STF. Em Minas Gerais, a corporação já aceita candidatos com tatuagens visíveis.

      Diante desta dica, sugiro que compartilhe o artigo Quero ser policial, mas tenho tatuagem em suas redes sociais para ele continue girando e chegue ao máximo de pessoas. Quem sabe o povo maranhense perceba que a PMMG já aceita candidatos tatuados e passe a cobrar da PMMA adotar o mesmo procedimento para os próximos concursos.

      Responder

  3. Boa tarde Sgt Silvino
    No meu caso tenho 7 tatuagens duas no pulso com o nome do meu filho e dos meus avós uma no antebraço uma frase (nada a ver com apologia ao crime) no ombro (uma borboleta) e duas na costela (uma pena colorida e a palavra mãe e duas mãos entre laçadas ) reprovo por ter essas tatuagens ou pela quantidade de tatuagens que tenho?
    Fiz muito nova essas tatuagens e me arrependo pois posso reprovar em concursos bons e que são meus objetivos.
    Irei prestar concurso para PM do RS

    Responder

    1. Boa noite, Katia

      O edital do último concurso para soldados disponibilizado no site da Brigada Militar prevê o seguinte:

      Edital para soldado da BM 2014

      ANEXO II

      SÃO CAUSAS DE INAPTIDÃO NA AVALIAÇÃO MÉDICA:

      8. Tatuagem em áreas expostas, isto é, nas áreas não cobertas pelos uniformes regulamentares usados pela Brigada Militar conforme estabelece o Decreto nº 45.993, de 14 de novembro de 2008. Para inspeção, será utilizado como padrão o uniforme de Educação Física da corporação, composto por camiseta meia manga, calção, meias curtas, e calçado esportivo;

      9. Tatuagem existindo, e em qualquer parte do corpo, discriminando ou ofendendo credos, o moral e a sociedade;

      SÃO CAUSAS DE INAPTIDÃO NA AVALIAÇÃO ODONTOLÓGICA:

      2) Transtornos de desenvolvimento dos tecidos da cabeça e pescoço, de alterações extra-orais de identificação, tais como cicatrizes, tatuagens, etc.;

      Não sei se, atualmente, a corporação mantém o mesmo método de avaliação deste edital de 2014. Entretanto, os ministros do STF entenderam que candidatos tatuados não podem ser reprovados somente por suas tatuagens, salvo se elas violarem valores constitucionais.

      Fazendo uma comparação, há poucos dias, conversei com uma soldado da PMMG que ingressou na corporação, mesmo tendo 12 tatuagens em seu corpo, sendo algumas expostas.

      Caso você seja reprovada por suas tatuagens, você pode contestar esta decisão judicialmente.

      Responder

  4. Certamente achei que poderia ingressar na policia militar algum dia apesar de so ter 16 anos eu fico sempre na ativa sobre as novidades , tenho uma duvida se na força tatica ou na Rotam eu posso entra com tatuagem na perna meus padrinhos são da rotam e me falaram que elas nao incitam ao crime nem nada do tipo gostaria de saber se na perna elas tem algum problema ainda

    Responder

    1. Boa noite, Ronan

      Depende do Estado para o qual você pretende prestar concurso.

      Em Minas Gerais, a tatuagem na perna não seria problema.

      Porém, em outros Estados, as corporações militares ainda não aceitam candidatos que tenham tatuagens expostas com o uso da farda.

      Responder

    1. Bom dia, Ângela

      Depende para qual Estado você pretende prestar concurso.

      Se for para Minas Gerais, não corre o risco.

      Se for para outro Estado que ainda não segue o posicionamento do STF, você pode ser reprovada sim, mas pode recorrer na justiça.

      Se o seu caso for a 2ª opção, não desanime! Este será somente um dos desafios para você conseguir ser uma guerreira de farda.

      Boa sorte!

      Responder

  5. Olá SGT silvino, meu nome é karine tenho uma tatuagem atrás da orelha, gostaria de prestar o concurso para enfermeiro da PMMG 2017 e no edital publicado , não pode estar visível, fora da farda. a prova é objetiva e a segunda fase teórico- pratica para atuar na policlina! Posso ser impedida de assumir o concurso?

    Responder

    1. Bom dia, Karine

      O edital para Oficiais de Saúde da PMMG 2017 prevê o seguinte:

      2 DAS CONDIÇÕES GERAIS DE INGRESSO
      2.1 São requisitos legais para ingresso ao Quadro de Oficiais de Saúde (…)
      i) não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar

      Adequando sua situação a previsão editalícia, você não será reprovada pelo motivo de ter uma tatuagem visível, salvo se o significado dela for contrário à instituição militar.

      Por exemplo, se for uma flor, não tem problema; por outro lado, se for uma inscrição PCC, será um problema.

      Estude bastante e garanta sua vaga!

      Responder

  6. Boa Noite sgt quero uma o opinião do senhor tenho o nome da minha filha no anti braço . Mais quero ser policial militar . Mais tenho medo de ser rejeitado por causa da tattoo que fica sempre a mostra

    Responder

    1. Boa tarde, Esdras

      Com o atual posicionamento do STF, a tatuagem de sua filha não seria problema para concorrer a vaga de policial militar, pois somente pode haver restrição a tatuagens que violem valores constitucionais.

      Porém, nem todas as corporações estão realizando seus concursos de acordo com este entendimento. Um exemplo é o atual edital de concurso para soldados da PMESP que faz restrição a candidatos que tenham tatuagens visíveis com o uso do uniforme de verão, camisa de mangas curtas e bermuda.

      Por outro lado, há vários concursos, a PMMG segue o direcionamento do STF e aceita candidatos que tenham tatuagens visíveis, desde que não sejam incompatíveis com o exercício das atividades policial militar.

      Responder

  7. Sargento boa noite. Sou molitar do exército atualmente é irei prestar concurso para pmmg interior agora em maio do corrente ano. Tenho uma tatuagem de um dragao medieval, relativamente grande onde pega costas e ombros, mas não é visível de forma alguma, salvo com o uniforme de TFM.

    O senhor acha que isso complicaria meu ingresso na PMMG-INTERIOR ?

    Desse já obrigado.

    Responder

    1. Bom dia, Paulo

      A PMMG não faz restrição a tatuagem, salvo se violar valores constitucionais.

      Não vi sua tatuagem, mas, em minha opinião, um dragão não violaria valores constitucionais.

      Vá para a prova e garanta sua vaga, guerreiro!

      Responder

      1. Entao sargento eu tenho muitas ttatuagem duas na panturrilha uma na coxa uma nas costas e uma na custela … e uma no antebraço minha preucupaçao e a do antebraço pq as das pernas com o uniforme não da pra ver sao rosas que pega na altura do pulso e n chega mt perto do cotovelo e um problema? Pra exercer policia Militar ne Minas ?

        Responder

        1. Boa noite, Natiely

          Em nota publicada no site oficial, a PMMG informa que o candidato não pode apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

          Desta forma, não serão algumas rosas no braço que te impedirão de ser uma guerreira de farda!

          Estude bastante, garanta sua vaga e retorne aqui no blog para contar sobre sua vitória!

          Responder

  8. Boa tarde sgt. Gostaria de saber se para PC-INVESTIGADOR teria esse problema? pois já estou estudando a um tempo e tenho uma tatuagem no meu antebraço e confesso que lendo alguns tópicos na internet criei certas duvidas! aguardo respostas

    Responder

    1. Bom dia, Matheus

      Como você não indicou qual Estado pretende fazer concurso, vou te falar da PC de Minas Gerais.

      No edital do último concurso, não havia qualquer menção sobre tatuagem.

      Responder

  9. Eu tenho uma pequena tatuagem no braço com o nome ” Fé ” será que isso vai me atrapalhar?

    Responder

    1. Bom dia, Rayssa

      De acordo com o entendimento dos ministros do STF, o fato do candidato ter tatuagens visíveis não pode ser motivo para desclassificação, salvo se ferir valores constitucionais.

      A PMMG já aceita candidatos com tatuagens visíveis, porém outras corporações, como a PMESP, ainda fazem algumas restrições.

      Sugiro que estude bastante e garanta sua vaga. Se for reprovada somente pelo fato de ter esta tatuagem, procure um advogado e entre na justiça, fundamentado no precedente do STF.

      Responder

    1. Bom dia, Dênis

      Sinceramente, não consegui entender bem este desenho. Parece ter um demônio no centro com um 666 na testa.

      Aí eu retorno a pergunta: qual o significado desta tatuagem para você? E como as pessoas reagem quando veem a tatuagem?

      Que uma tatuagem na cabeça é muito exposta e chamativa, não há dúvidas, né.

      Mas se você poderá ser reprovado, vai depender da avaliação no dia do exame.

      Você pode procurar o Centro de Recrutamento e Seleção da PM do seu Estado e verificar qual o entendimento da corporação antes de começar seus estudos.

      Responder

  10. Tenho uma cicatriz na barriga, porque tive problema ao nascer. Nasci com um órgão para fora da barriga. Mas logo após o nascimento passei por uma cirurgiã para colocá-lo no lugar e nunca mais tive problemas relacionado a isso. Sempre fui saudável e consigo fazer qualquer exercício. A única coisa que me denuncia do problema que tive é a cicatriz. Será que posso não ser aceita por causa dela?

    Responder

    1. Boa tarde, Laura

      Como você não disse de qual Estado é a PM que pretende ingressar, apresentarei um trecho da Resolução Conjunta 4278/13 da PMMG:

      ANEXO “E” – DOENÇAS E ALTERAÇÕES INCAPACITANTES E FATORES DE CONTRA-INDICAÇÃO PARA ADMISSÃO/INCLUSÃO

      GRUPO IX: DOENÇAS E ALTERAÇÕES DO SISTEMA DIGESTIVO

      8. Cicatriz de cirurgia abdominal (exceto quando decorrentes de patologias curadas, sem sequelas ou comprometimento funcional)

      Como não tenho formação médica, não posso afirmar se sua cicatriz seria motivo de reprovação. Sugiro fazer uma consulta com seu médico ou uma visita a Seção de Saúde do batalhão da PM perto da sua casa e esclareça a dúvida se seu caso enquadra na previsão legal citada.

      Responder

  11. Gostaria de saber tenho tatuagem no braco um dragao e no esquerdo uma caveira .Eu teria descriminacao para entra na comparação militar .

    Responder

    1. Boa noite, João Paulo

      O STF definiu que editais de concurso público não podem estabelecer restrições a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais. Então, ter tatuagem no braço não seria necessariamente um problema. Porém, as corporações ainda estão divididas: a PMMG aceita candidato com tatuagens visíveis, mas a PMESP, não.

      Se você for fazer em um Estado que ainda não segue o entendimento do STF e for reprovado por ter tatuagem no braço, caberá uma ação judicial.

      Quanto a questão do significado, poderia haver uma alegação de relação entre a caveira e morte, o que levaria a contestação de violação de um dos valores constitucionais mais preciosos que é a preservação da vida. Mas isto é questão de entendimento. Por exemplo, não seria coerente a PMERJ ter esta linha de entendimento, pois o símbolo do BOPE, um dos batalhões cariocas mais destacados, é a caveira.

      Conversando sobre esta situação com um promotor de justiça, ele disse que, quanto mais o assunto for discutido pela sociedade, maior será a pressão popular para que esta restrição de candidatos tatuados seja eliminada dos editais da PM, ou melhor, adequada ao entendimento do STF.

      Desta forma, sugiro que compartilhe este artigo em suas redes sociais para ele continue girando e chegue ao máximo de pessoas.

      Avante, guerreiro!

      Responder

  12. Ola sgt

    Boa noite consegui ter média no concurso da PMSP e essa questões sobre a tatuagem esta me deixa sinceramente desanimado pois sou de minas e rodei 1280km por essa prova… consegui uma boa pontuação creio q estou no TAF, tenho 4 tattos 3 visiveis e 1 escondida, essas 3 sao uma aguia um samurai nas panturrilhas e o nome do meu filho no antibraco me de uma luz por favor sem mais obrigado…

    Responder

    1. Boa noite, Caio

      Tatuagem já foi um grande problema para os candidatos a concurso da PM.

      Recente decisão do Supremo Tribunal Federal que definiu que editais de concursos públicos não podem estabelecer restrições a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais. Confira mais informações no artigo Quero ser policial, mas tenho tatuagem.

      A PMMG já aceita candidatos com tatuagens, mesmo que visíveis, desde que seguindo o direcionamento da decisão do STF.

      No entanto, o edital do atual concurso para soldados da PMESP faz restrição a candidatos com tatuagens visíveis com o uso do uniforme de verão (camiseta de mangas curtas e bermuda), contrariando o entendimento dos ministros do STF.

      Segundo o site jcconcursos, a justiça concedeu uma liminar ao Ministério Público de São Paulo, suspendendo o veto a tatuagens visíveis imposto pelo edital. No entendimento do promotor de justiça Otávio Ferreira Garcia, a restrição da PMESP a candidatos com tatuagens aparentes “é elemento discriminatório flagrantemente inconstitucional” e que “viola princípios da legalidade e da impessoalidade”.

      Ainda que a corporação relute em aceitar a nova realidade social que envolve o tema tatuagem, a justiça tem colocado-se ao lado dos candidatos tatuados, garantindo-lhes o direito de realizar seu sonho de ser guerreiros de farda.

      Continue firme em seu objetivo, pois, em breve, você estará envergando uma farda! Espero que retorne ao blog para falar sobre sua vitória.

      Responder

      1. Sargento você abriu meus olhos e suas palavras com certeza me confortaram muito obrigado pela sua resposta pois aqui no blog consegui muitas ideias e respostas para minhas perguntas… muito obrigado que deus te ilumine o senhor e toda sua família …

        Responder

    1. Boa noite, Ithalo

      Com certeza, você pode fazer o curso da PM.

      Segundo recente decisão do STF, editais de concurso público não podem estabelecer restrições a pessoa com tatuagem, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais.

      Você sabia que na PMMG, alguns militares ostentam tatuagens em locais visíveis? Confira mais sobre este assunto no artigo Quero ser policial, mas tenho tatuagem.

      Responder

      1. Sargento quero ser policial mais nao terminei o ensino medio. Me da uma luz…

        Responder

        1. Boa tarde, Paulo

          Meu nobre amigo, estudar é um requisito incondicional para quem quer garantir uma vaga disputada por muitos, como é o caso do concurso da Polícia Militar.

          Desta forma, sugiro que termine o quanto antes o ensino médio e comece um curso superior.

          Responder

  13. Boa noite Sgt, estou estudando para o concurso PMES, mas tenho uma tatuagem que vai do ombro até três dedos antes do cutevelo, aparecendo um pouco quando ultilizado o uniforme de educação física da corporação!
    Por esse motivo posso ser eliminado?

    Responder

    1. Boa tarde, Felipe

      O edital do último concurso para a PMES previa o seguinte:

      4.1. São requisitos para investidura no cargo, conforme art. 9º e 10 da lei estadual nº
      3.196/1978 (…)

      l) não apresentar tatuagem definitiva situada em membros inferiores, superiores,
      pescoço, face e cabeça, que não possa ser coberta por uniforme de educação física
      da corporação, composto por calção ou short, camiseta de manga curta e meia de
      cano curto, ou outras tatuagens que acarretem a identificação do policial,
      possibilitando o seu reconhecimento e ameaça à sua segurança.

      Por outro lado, o Estado de Minas Gerais alterou sua legislação, de forma que candidatos já ingressam na PMMG mesmo tendo tatuagem visíveis com o uso do fardamento.

      Leia o artigo Quero ser policial, mas tenho tatuagem e entenda o que mudou depois da decisão do STF sobre os candidatos tatuados a concurso públicos.

      Depois de ler, compartilhe o artigo em suas redes sociais. Quanto mais o povo discutir este tema, mais provável da PMES seguir o exemplo da PMMG e começar a aceitar que candidatos tatuados tornem-se policiais militares.

      Responder

  14. Bom dia Sgt Silvino,

    O Sr está fazendo falta aqui.

    Sucesso, Deus o abençoe.

    Grande abraço.

    Vânia D. Santos

    Responder

    1. Bom dia, sgt Vânia

      Nesta nossa profissão policial, passamos por muitas batalhões.

      Nesta minha breve passagem no Vale do Aço, fui muito feliz e trago em “minha bagagem” muita experiência e amigos.

      Forte abraço!

      Responder

  15. Boa noite sgt , gostaria de ingressar na policia civil ou na federal , você saberia me dizer se essas duas instituições usam como criterio de eliminação ? pois tenho uma india no antebraço , meu pai foi policial e esse e um grande sonho que tenho.

    Responder

    1. Bom dia, Matheus

      A restrição de tatuagens é mais rigorosa no âmbito da Polícia Militar.

      Tenho alguns conhecidos na PC e PF que têm tatuagens.

      Você vai conseguir realizar seu sonho!

      Responder

  16. Bom dia Sargento Fabricio, a minha futura carreira se tudo der certo é ingressar na policia, começarei com concursos este ano e farei curso de direito no próximo, tenho uma tatuagem nas costas (significado: símbolo do direito: uma balança), muitas pessoas me falaram que nas costas eles não são tão regrados como em outras partes do corpo, pelo seu ponto de vista, seria um risco que eu poderia correr ao realizar os concursos ?
    Obrigada pela atenção.

    Responder

    1. Bom dia, Naiara

      A restrição é em partes visíveis com o uso da farda ou outros uniformes. Como sua tatuagem fica nas costas, você não terá problemas.

      Tenho uma amiga que já tinha uma tatuagem nas costas antes de ingressar na PM e não teve problemas por este motivo.

      Espero mesmo que você realize seu desejo e retorne para falar sobre sua vitória aqui no blog.

      Responder

  17. Ola sargento , tenho 12 anos ( e sei que devo me focar nos estudos e tudo mais ) mas meu maior sonho è ser policial militar de sc ,mas tenho medo pois a algumas pessoas que dizem que mulheres não tem capacidade de serem boas policias militares , entao gostaria de saber se mulheres tem capacidade e também de saber se è presciso cursar alguma faculdade. Obrigada pela atençao

    Responder

    1. Bom dia, Gabrielly

      As mulheres estão cada dia mais presentes em todos os setores da sociedade, inclusive nas polícias.

      Já trabalhei diretamente com policiais femininas e elas não deixaram a desejar em nada. Foram até melhores de serviço que muitos militares masculinos.

      Atualmente, as mulheres não somente tornaram-se guerreiras de farda, como já exercem função de comandantes. Sugiro que você leia o artigo Homenagem às bravas mulheres da segurança pública.

      Espero que você goste do artigo e compartilhe em sua rede social para mostrar para as pessoas que tentam te desanimar que elas estão erradas. Polícia também é lugar para mulheres!

      Quanto a escolaridade para ingresso na corporação, de acordo com os editais dos últimos concursos para a PM de Santa Catarina, exige-se curso superior para soldado e Direito para oficiais.

      Abraço!

      Responder

  18. Boa noite sgt Silvio. Em primeiro lugar, quero pabeniza-lo pelo blog, e em segundo lugar, gostaria de saber se tenho chances de entrar na pm de Alagoas. Possuo uma tatuagem, visível mesmo com o uniforme de atividade física, em meu braço esquerdo que vai do ombro até três dedos acima do cutuvelo, trata-se de uma mandala com alguns elementos maori. Desde já agradeço sua atenção.

    Responder

    1. Boa tarde, Marcos

      Após a decisão do STF, somente pode haver restrição a candidatos se sua tatuagem tiver significado que viole valores constitucionais.

      O edital do último concurso para soldado da PMAL não fez qualquer menção a tatuagem.

      Diante disto, fiz uma consulta através do site oficial da PMAL para saber se existe alguma legislação interna que regule este assunto. Assim que tiver um retorno, publico aqui para você.

      Enquanto isto, estude bastante! Um guerreiro não desanima diante das dificuldades.

      Espero que retorne ao blog para falar sobre sua vitória!

      Responder

      1. Muito obrigado sgt Silvino, confesso que já havia desistido de tentar seguir carreira militar, mas após ter visto a decisão do supremo aqui, através de seu blog, estou motivado e tenho fé em Deus que conseguirei entrar. Abraço!!!

        Responder

      2. Oin boa tarde meu sonho e ser PRF só que motivos de ter tatuagens na mão me preocupa muito não realizar meu sonho queria saber se isso me impedir de ser aprovada

        Responder

        1. Boa tarde, Jafia

          O edital do último concurso para Polícia Rodoviária Federal não fez qualquer restrição a candidatos que tenham tatuagem.

          Por outro lado, o site da PRF informa que a Instrução Normativa nº 9, de 09/05/12, prevê como impeditivas as tatuagens definitivas de membro superior, pescoço e face, contendo imagem atentatória à moral e aos bons costumes.

          Então, apesar de sua tatuagem está em um membro superior, desde que ela não contenha imagem atentatória à moral e aos bons costumes, não será qualquer problema para você ingressar na PRF.

          Responder

  19. senhor SGT Silvino eu tenho duas tatuagem toda duas e borboleta uma na mão e outra no purso isso pode mim reprova no concurso da PM. Desde ja agradeço.

    Responder

    1. Boa noite, Ayala

      Estou atualizando este artigo, pois a decisão do STF refletiu em alterações nos atuais editais de concursos da PM, porém cada Estado de uma forma.

      Atualmente, somente tatuagens que tenham significados que violem valores constitucionais podem ser motivadores de restrição a candidatos.

      Com este entendimento, uma tatuagem de borboleta não é motivo para reprovação.

      Responder

  20. Tenho um samurai que pega do meu ombro até o final do biceps e uma frase no meu peito o Sr. acha que isso seria motivo para reprovaçao no concurso da PMPR?

    Responder

    1. Boa tarde, Oseias

      Segundo o STF, somente tatuagem que viole valores constitucionais poderá ser motivo de reprovação do candidato a concurso público.

      A princípio, um samurai não tem significado que viole. Como você não disse a frase, não tem como dar minha opinião.

      Fiz uma pesquisa e o edital do concurso para cadete da PMPR prevê o seguinte:

      2.21. será considerado inapto o candidato portador de tatuagens em áreas visíveis, que não esteja protegida pelo uniforme de treinamento físico (composto por camiseta meia manga, calção, meias curtas e calçado esportivo) e seja contrária à estética militar.

      Sinceramente, confesso que não entendi o que quer dizer “contrária à estética militar“. Enviei uma consulta ao site da PMPR e, assim que tiver resposta, postarei aqui.

      Responder

  21. Boa tarde Sargento, possuo três tatuagens, sendo uma de um laço atrás da coxa, três estrelas no braço e uma no pulso com duas iniciais, sendo que esta ultima seria a única visível, isso me impediria de ingressar na carreira militar? E em relação, sobre nos recorremos como é feito isso? Temos que procurar um advogado, se puder me orientar desde já agradeço.

    Responder

    1. Boa noite, Raynne

      Tatuagens visíveis com o uso da farda tem sido uma causa impeditiva para os candidatos a concursos da PM. Porém, o STF determinou que somente poderiam ser causa de reprovação tatuagens que firam princípios constitucionais.

      Sugiro que estude bastante e passe na prova. Se for reprovada no exame médico somente pela tatuagem, o caminho é procurar um advogado para entrar na justiça.

      Mas ainda não é hora de pensar em advogado. Primeiro você tem que fazer o mais difícil, que é passar na prova.

      Espero que realize seu sonho de ser uma guerreira de farda e retorne ao blog para falar sobre sua vitória!

      Responder

  22. Olá Sgt Silvino , Primeiramente quero dar parabéns ao seu grande trabalho que está incentivando todos aqueles que querem ser policial , também é um sonho pra mim e quero realizar. O problema é que tenho uma tatto grande que vai do peito fechando o braço até o pulso,não é uma tatto ofenciva ,também tenho uma cicatris na parte de cima da mão,passei por uma cirurgia há 3 anos atrás , mas faço atividade física e não sinto nenhum problema com isso.Oque quero saber realmente é se posso entrar na polia civil federal ou rodoviária , sabe me dizer se eu poderia ser impedido nessas corporações que citei? desde já agradeço e conto com sua resposta, abraços!

    Responder

    1. Boa noite, Júnior

      Tanto a PF, quanto a PRF, não fazem restrição a tatuagem.

      E as duas instituições preveem como impedimento para ingresso a existência de cicatrizes deformantes que possam vir a comprometer a capacidade funcional de qualquer segmento do corpo.

      Como você disse que faz atividade física e não sente problemas em decorrência disto, um médico poderá atestar tal condição em um laudo técnico.

      Sendo assim, você está apto a exercer a função policial e realizar seu sonho!

      Muito obrigado pela avaliação do Blog do graduado!

      Responder

  23. Iria fazer tatuagem, Mas vi que minhas porcentagens de chance para entrar iria diminuir, Por isso não irei mais fazer, Quero garantir uma vaga por isso não quero que uma marca/desenho em meu corpo atrapalhe essa caminhada. Mas a todos que ja tem tatuagem e querem se candidatar para a policia . Desejo a todo vocês boa sorte

    Responder

    1. Bom dia, Soldado

      Seu raciocínio é o mais correto.

      Se ainda não tem tatuagem, porque não esperar mais um tempinho até passar no concurso.

      Depois que passar e já estiver dentro, aí faça a tatuagem sem medo de atrapalhar o sonho de ser um guerreiro de farda.

      Responder

  24. Boa noite, futuros guerreiros de farda

    Farei uma atualização deste artigo e acrescentarei algumas imagens de candidatos que têm tatuagem,

    Quem quiser mostrar sua tatoo aqui neste artigo, faço contato comigo pelo email fabriciosilvino@blogdograduado.com.br e explicarei como deve ser a foto.

    Abraços!

    Responder

  25. Olá, tenho tatuagens que ficariam escondidas com o uso da farda, porém tenho 3 pássaros e uma gaiola no antebraço direito, e uma peça de quebra-cabeça na panturrilha esquerda. Será q isso poderá me prejudicar? Não vejo como algo q fere os bons costumes nem a moral. Mas não sei se pode ser aceitas…

    Responder

    1. Boa noite, Aline

      Quanto às tatuagens que não aparecem, sem problemas. Quanto às que aparecem, os editais ainda fazem certa restrição. Mas uma guerreira de farda não costuma desistir frente aos desafios da profissão.

      Então, sugiro que estude muito e conquiste sua vaga. Se for reprovada no exame médico somente pelas tatuagens, entre na justiça, pois o STF decidiu que somente pode haver restrição se a tatuagem ferir princípios constitucionais.

      Vou torcer por você e espero que retorne ao blog para falar sobre sua vitória!

      Responder

  26. Não tenho nada contra tatuagem, inclusive até acho algumas muito bonitas, infelizmente não entro mais na polícia pois já passei dos 30 anos, mas na minha opinião, se você tiver tatuagem que fique visível com qualquer tipo de farda, nem perca seu tempo tentando entrar na polícia militar, dificilmente irá conseguir, e se conseguir já vai começar a carreira com uma ação judicial no currículo, creio que isso não é nada bom. Trata-se de uma norma que está bem clara nos editais dos concursos..e cá entre nós, não fica bem um policial com o corpo fechado de tatuagens, assim como não fica bem um médico todo tatuado, no entanto, tatuagens ficam ótimas em jogadores de futebol, atores, profissionais da dança, músicos etc..portanto se você já tem tatuagens visíveis com a farda direcione-se para essas outras atividades.

    Boa sorte a todos

    Responder

  27. Tenho uma tatuagem no ante braço, escrito Jesus Cristo. Será que vou ser reprovado por isso? 90% da população é cristã, no meu entendimento, não fere a moral, nem os bons costumes.

    Responder

    1. Bom dia, Vinícius

      Os editais de concursos das PM’s ainda restringem algumas tatuagens, principalmente quando em locais visíveis, como é o caso do antebraço.

      Porém recente decisão do STF criou um precedente quanto a esta discussão. Segundo os ministros, o candidato só pode ser eliminado se sua tatuagem ferir preceitos constitucionais, o que não seria o caso do nome “Jesus Cristo”.

      Desta forma, sugiro que estude e passe na prova. Se for reprovado no médico somente pela tatuagem, a justiça pode te garantir o direito de ser um guerreiro de farda!

      Responder

  28. ola tenho duas tatuagens na minha perna esquerda na parte da panturrilha tenho uma coruja e uma ancora, eles podem me reprovar apenas por elas visto que com a farda não ficaria a mostra!?

    Responder

    1. Bom dia, Carlos

      Baseado em recente decisão do STF, a resposta é não, pois somente pode haver restrição a tatuagens que fira os princípios constitucionais, o que não seria o caso de uma coruja ou âncora.

      Mas caso você seja reprovado somente por este motivo, entre com uma ação judicial baseado nesta decisão do STF, assim como fez um candidato a PMESP e conseguiu ingressar na corporação, mesmo tendo uma tatuagem na perna.

      Responder

  29. Aqui em SP foi liberado quando não aparecer com uniforme, eu vou prestar, sempre foi meu sonho desde pequeno pois meu pai era e sempre ia para o quartel com ele.
    infelizmente quando fiz 18 anos, fiz uma tatuagem na perna mas agora acredito que consiga entrar e realizar este sonho.

    Responder

    1. Boa noite, Raphael

      O sangue de um guerreiro de farda corre em suas veias.

      Tenho certeza que em breve você realizará seu sonho.

      Espero que volte ao blog e fale sobre sua vitória!

      Responder

  30. Bom dia!
    Vi que o Sr. já conhece um caso de um rapaz que tinha na perna e conseguiu ingressar após entrar com recursos.
    MAs eu gostaria de saber se já viu algum caso uma pessoa que tenha tatuagens visiveis conseguir entrar sem nem precisar disso!
    aguardo. obrigada!

    Responder

    1. Boa tarde, Raísa

      Não conheço militares que conseguiram ingressar com tatuagens em locais visíveis.

      Se a própria corporação não restringisse isto, não haveria porque ter a previsão no edital.

      Mas esta decisão do STF determinou a aceitação de tatuagens visíveis, desde que não firam princípios constitucionais.

      Em meu entender, não demorará muito para que esta regra mude.

      Responder

  31. oi gostaria de fazer o concurso da policia rodoviaria federal mais tenho uma letra no meu pulso e uma flor na perna esquerda isso impedi de ser classificada para eu exercer a minha funçao desejada???????

    Responder

    1. Boa tarde,

      Meu conhecimento é mais restrito às regras dos concursos da Polícia Militar.

      Salvo engano, a Polícia Rodoviária Federal não faz restrição a tatuagens.

      Inclusive, conheço um patrulheiro rodoviário que tem uma tatuagem no braço.

      Responder

  32. Olá!, vou prestar o concurso para ser 2º Soldado da PM em breve mas tenho algumas tatuagens pelo braço, contudo nenhuma que infrinja as leis da PM, apenas que aparecem com as roupas citadas. Será que se eu usar uma base que cubra ou alguma outra coisa que tampe serei reprovada mesmo assim? E se eu for aprovada em todos os testes e reprovada apenas no de pele, eles possuem esse direito ou seria como um ”preconceito” com o candidato?
    Aguardo resposta.
    Obrigada

    Responder

    1. Boa noite, Thamiris

      O exame é feito sem roupa justamente para ver se você tem tatuagens, cicatrizes, deformidades… Então não pode usar algo para tapar. Seria como medir sua altura estando de salto para ganhar alguns centímetros.

      Esta questão se pode ou não reprovar por causa da tatuagem foi discutida recentemente no STF. Os ministros do Supremo decidiram que a tatuagem não pode ser atentatória aos princípios constitucionais, como apologia a crimes ou organizações criminosas.

      Estude e passe! Se for reprovada no exame médico somente pela tatuagem, ingresse com uma ação judicial com base na decisão do STF.

      Espero que você realize seu sonho de ser uma guerreira de farda!

      Responder

  33. Tenho 20 anos e tenho duas tatuagens, uma em meu ombro esquerdo e a outra no meu anti braço, quando as fiz já tinha esse objetivo de ser uma policial…
    E tenho fé em Deus q isso ñ m impedirá de ser…
    “No final de tudo eu vou poder dizer, que lutei o bom Combate, acabei a carreira, guardei a fé”
    Guerreiro é Guerreiro, Perdedor é Perdedor…

    Responder

    1. Boa noite,Tatiana

      A tatuagem do antebraço pode ser um problema!

      Mas como falo para todos os candidatos tatuados, estude e passe na prova!

      Se reprovada no exame médico simplesmente por ter tatuagem, ingresse com uma ação judicial baseada na recente decisão do STF que deu ganho de causa a um candidato que tem tatuagem na perna.

      Gostei de ver sua garra. Você já tem o espírito de uma guerreira da farda. Tenho certeza que, em breve, estará entre nós!

      Responder

  34. – tenho uma tatto no braço escrito ‘ foco força e fé ‘ , estou quase me formando na escola …
    será que isso pode ser um problema ?

    Responder

    1. Boa noite, Victória

      É um problema sim, pois os editais preveem restrição a tatuagens em regiões do corpo que não ficam cobertas pelos uniformes.

      Porém recente decisão do STF definiu que somente poderá haver esta restrição se a tatuagem ferir preceitos constitucionais, como o nome de uma organização criminosa.

      Sugiro que estude bastante e passe na prova. Se for reprovada no exame médico por causa da tatuagem, ingresse com uma ação judicial baseado na decisão do STF.

      Força guerreira!

      Responder

  35. Meu nome é Danilo, tenho uma pequena tatuagem no pescoço. Se eu passar no concurso concerteza serei reprovado por causa da tattoo. Mais se eu Passar e remover a tatuagem há alguma chance de eu conseguir ingressar na PM ?. Abraços.

    Responder

    1. Boa tarde, Danilo

      Não tenho conhecimento do tempo que demora para fazer a remoção da tatuagem, mas, se conseguir retirá-la, você ingressa sem problemas.

      Em uma análise de caso parecido, trabalhei com um soldado que tinha miopia e astigmatismo em grau que o faria ser reprovado. Fez cirurgia refrativa e passou no exame médico.

      Responder

  36. tenho 22 anos tem tatuagem no braço inteiro ,sempre tive um sonho de ser policial ,mais em vista da tatuagem nao define caracter ,tenho nome limpo nunca roubei nunca fiz nd grave ..um bom guerreiro nao pode ter medo da guerra ,e eu serei um deles ……

    Responder

  37. Meu pai era policial militar, faleceu quando eu tinha 10 anos quando bandidos entraram na minha casa e ele nos protegeu, infelizmente foi atingido e não resistiu. Tenho muita vontade de tatuar a assinatura dele no meu braço, mas tenho medo de ser reprovada no concurso da pmdf por isso e quero muito exercer essa profissão.

    Responder

    1. Bom dia, Karen

      Meus sentimentos por sua perda. Seu pai foi mais um herói que honrou o juramento de defender a sociedade, mesmo com o sacrifício da própria vida.

      Sugiro aguardar um pouquinho mais para homenagear seu pai com uma tatuagem do nome dele.

      Será um problema a menos para você vencer na batalha que é o concurso público da PM. Estude bastante, porque a concorrência para mulheres é muito maior!

      Depois que você for aprovada e tornar-se uma guerreira de farda, ainda sim será a hora de homenagear seu pai.

      Forte abraço!

      Responder

  38. Olá, Tatuagem na panturrilha seria algo mais difícil de entrar??

    Responder

    1. Boa tarde, Hugo

      Teve um candidato a PMESP que tinha uma tatoo na perna e conseguiu ganhar o recurso no STF.

      Sugiro que você estude e garanta sua vaga. Se a corporação te reprovar no exame médico, apresente este precedente jurídico como tese de um mandado de segurança.

      Abraço, guerreiro!

      Responder

  39. tenho duas tatuagem, as duas são pequenas,sendo nome de parente, e uma coroa, penso de uma forma, elas não característica (exp; criminalidade ou algo relacionado á PM), é não seria justo eu não conseguir ingressa na policia, só porque elas são no braço, certo que elas e visíveis, e eu corro um risco por algum marginal marca minha cara e as tatto e passa assim as informações há diante, mas como disse é um risco meu, não compromete a pm de nenhuma forma. esse é meu sonho é não e uma simples tatuagem que vai me fazer desistir dele!

    Responder

    1. Boa noite, Raissa

      Percebe-se que você tem determinação de uma guerreira.

      Estou torcendo para que consiga realizar seu sonho de ser uma policial militar.

      Responder

  40. tenho uma tatuagem no anti braço e uma na perna mais meu sonho sempre foi entrar pra policia militar e creio que vou entrar nem que eu tenha que tirar a tatuagem do meu corpo.

    Responder

    1. Bom dia, Luiz

      A determinação do candidato é essencial para a realização do sonho.

      Acredito que você conseguirá ser um policial militar!

      Responder

  41. Carla eu concordo com VC .. Pelo oque eu sei nao tem nenhuma lei que proibi tatuagem

    Responder

  42. Boa tarde é eu tenho o nome da minha mae tatuado no braço, e o meu sonho e ser polícial..! E eu queria sabe se isso pode me atrapalhar ?

    Responder

    1. Bom dia, Lorena

      Poder atrapalhar, pode sim. Os editais procuram restringir o acesso de candidatos que tenham tatuagem, principalmente em áreas do corpo que não fiquem cobertas pela farda, como é o caso do braço.

      No entanto, uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal foi favorável a um candidato que foi reprovado por ter uma tatuagem na perna. Então estude e passe na prova. Se for reprovada por causa da tatuagem, uma ação judicial baseada nesta decisão do STF vai garantir sua vaga.

      Bons estudos, guerreira!

      Responder

  43. o significado de uma tatuagem?oque pode significar uma coisa pra mim as vezes não é pra voce,eu tenho um bobo da corte na panturrilha e se nao sabe o significado e oque eles faziam na idade media pode pesquisar..mais ja teve gente q saiu de perto de mim achando q eu era matador de policia hahaha.foda-se o preconceito os verdadeiros bandidos tão de gravata.

    Responder

  44. E eu, que possuo uma tatuagem por toda a extensão da perna esquerda, não posso prestar o concurso por isso. Tenho curso superior em Ciências Contábeis e no momento estou cursando Nutrição. Vou trabalhar na área da saúde, em hospitais, em clínicas. Poderei ajudar a manter vida uma vida, mas, não posso prestar um concurso por poder ser desclassificada por ter desenhos na pele… Acho lamentável.

    Responder

    1. Boa noite, Gisele

      Concordo com você que é incoerente a desclassificação simplesmente pelo fato do candidato ser tatuado.

      Quando o significado da tatoo é incompatível com a profissão, aí sim entendo que merece ser barrado.

      Mas acredito que não demora muito para isto mudar. O STF está analisando um caso deste e a tendência é aceitar a argumentação do candidato.

      Confira um trecho do parecer do Procurador-Geral da República no artigo Novidades no STF sobre o Recurso Extraordinário que discute a restrição de candidatos tatuados no concurso da Polícia Militar.

      Forte abraço!

      Responder

  45. Bom acho que os editais em geral são bem redigidos no sentido de restringir candidatos que possuam tatuagens que contradizem com a imagem da corporacao, mas e inadmissível o conceito arcaico de que alguém e ou deixa de ser algo por conta de uma marcação em seu corpo, eu tenho 22 anos possuo dois arcos no braço direito que significa uma marcação étnica por descender de indios, e nao consigo imaginar que seja impedido de conquistar um sonho por conta disso .

    Responder

    1. Boa tarde, Juan

      Concordo plenamente com você!

      Seu comentário foi bastante coerente.

      Responder

  46. Tatuagem é uma expressão de arte, e tem que ser sim, de livre e espontânea vontade fazer quem quiser, e tatuagem não muda caráter de ninguém!

    Responder

  47. Bom dia, Igor

    Seu comentário foi bem interessante!

    Bom saber que alguns candidatos garantiram a posse através de Mandado de Segurança. Fica a dica para quem está na mesma situação.

    Já vi alguns policiais usando a "segunda pele", mas estes fizeram tatoo depois de já estarem na corporação.

    Quanto a seu desejo de ser oficial PM, estude que você conseguirá, guerreiro.

    Responder

  48. Boa noite!tenho 20 anos, sou estudante de direito na 4° fase do curso e pretendo ser oficial da PM, tenho uma tatuagem no antebraço, e conheço diversos colegas de curso tatuados em partes expostas exercendo suas funções policiais, utilizando-se de um remédio constitucional, o tão chamado mandado de segurança, conseguiram resguardar e por fim tomar posse do cargo almejado, e acredito que o parecer do STF sobre tal matéria não vai ser tão divergente das dos tribunais de primeira instância, ena questão da facilidade de identificação dos PMs, já existem produtos denominados "segunda pele" onde o tecido é fino e cobre as partes expostas.

    Responder

  49. Bom dia,

    Os editais de concursos da Polícia Militar restringem o acesso de candidatos que tenham tatuagens em locais que não fiquem cobertos pela farda, como seria seu caso.

    Então, sua tatuagem seria um caso de eliminação sim. Mas o tema deste artigo foi justamente questionar a legalidade desta restrição de acesso a candidatos tatuados. E esta discussão já parou no STF. Quem sabe, muito em breve, teremos novidades!

    Responder

  50. gostaria de fazer uma pergunta quem puder me responde ficarei muito grata .
    Então tenho uma tatuagem na mão como se fosse uma pulseira com símbolos cristoes Q representa minha fé e a letra do nome da minha mãe , será Q essa tatuagem pode ocasionar a minha eliminação?

    Responder

  51. Bom dia, Luis

    Concordo que é mais fácil identificar uma pessoa por algum detalhe que a diferencie das outras, como é o caso da tatuagem. Mas pode ter certeza que o motivo não é este.

    Policiais reconhecem bandidos e bandidos reconhecem policiais só pelo jeito de olhar, de andar, de conversar. A tatuagem seria somente mais um detalhe no todo.

    A questão de tatuagem é cultural. Está enraizado na cabeça de grande parte da sociedade que tatuagem é coisa de bandido, motivo pelo qual quem tem tatuagem não é visto com bons olhos.

    Mas os tempos mudam, a sociedade evolui e hoje tatuagem é uma manifestação cultural mais aceita. Tanto é que toda família, por mais conservadora que seja, tem alguém tatuado. E este quadro não é diferente no ambiente de trabalho, inclusive nas corporações militares. Diversos policiais e bombeiros militares, sejam praças ou oficiais, tem seus corpos tatuados.

    Responder

  52. Mas você seria facilmente identificado por marginais através da tatuagem meu caro,creio que seja isso uma das causas de barrarem candidatos em concursos da PM.

    Responder

  53. Boa noite, Francisco

    Concordo que não podemos ser radicais, mas como em qualquer empresa, devemos ter algumas regras para acesso às vagas disponíveis.

    Como já disse acima, entendo que o problema não seja ter tatuagem, mas o significado dela.

    Responder

  54. Fala sério ? Tô indignado c isso. Creio que para ser um policial militar o candidato deve passar no concurso e passar na prova física, isso já mostra que o candidato já é apto para ser um PM, agora desclassifica o candidato por causa de uma tatuagem considero isso um preconceito muito grande, sendo que de alguns tempos pra cá muitas coisas mudaram, então espero que esse requisito em questão que é "Não ter tatuagem para ser PM" seja revisto. Vamos ter bom senso né

    Responder

  55. Concordo que no ato do trabalho, tatuagem ñ pode aparecer,se cria uma dúvida perante a sociedade no ponto de vista! Agora tatuagem escandalosas,realmente ñ devem ser aceitas.obrigado

    Responder

  56. Boa noite, meu amigo

    Como você pode ler neste artigo, tatuagem tem sido uma dor de cabeça para vários candidatos, pois os editais restringem tatuagens em certas partes do corpo, bem como por seu significado.

    No entanto, um recurso que está sendo analisado no STF pode mudar esta regra e garantir aos candidatos tatuados pleno acesso as vagas de policiais militares.

    Responder

  57. bom dia eu tenho uma tatuague na per nao eu ja tou estudando a muito tenpo pro concurso mas tou com medo de ser reprovado pela tatuagem pode mi disser alguma coisa se tem problema

    Responder

  58. Tenho uma tatuagem no meu braço direito, um tribal no braço inteiro, tenho 22 anos e quero é vou engrecar na PM, porque tatuagem não mede carácter, não é que eu tenha uma tatuagem que eu seja um bandido, a minha é um tribal que vem da cultura indígena.

    Responder

  59. Bom dia, Matheus

    O STF ainda não decidiu sobre o mérito do Recurso Extraordinário. No entanto, o processo não está parado e traz esperança para os candidatos que possuem tatuagens em seus corpos.

    No último dia 02 de fevereiro, o Procurador-Geral da República posicionou-se pela inconstitucionalidade da restrição que o edital do concurso faz em relação a tatuagem por questão de ofensa aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade, dando parecer de ganho de causa ao candidato recorrente.

    Então, meu amigo, mete a cara nos livros e passe na prova objetiva. Deixa para brigar por causa de tatuagem na época que for preciso. Boa sorte!

    Responder

  60. Tenho um em volta do braço não é tão grande mais visivel.vou ir com cara e coragem pro próximo concurso da PMERJ e fazer o meu melhor sabe me informa se o STF julgaram o caso dos tattoados.

    Responder

  61. Eu tenho 18 anos,e gostaria de servir pra PM mais eu também tenho 2 tatuagens uma no braço e outra no pulso mais não vejo problema nenhum todos nós merecemos uma chance somos ser humano

    Responder

  62. Eu tenho 18 anos,e gostaria de servir pra PM mais eu também tenho 2 tatuagens uma no braço e outra no pulso mais não vejo problema nenhum todos nós merecemos uma chance somos ser humano

    Responder

  63. Boa tarde,

    A liberdade de expressão é um direito constitucional e todos devemos respeitá-lo. Este blog é um espaço aberto para troca de ideias, mesmo que as pessoas tenham pontos de vista contrários.

    Muito mais que ser um local de imposição ideológico, aqui incentivamos as pessoas a acreditar em seus sonhos e fazer de tudo para realizá-los, mesmo que precisem superar alguns obstáculos, como é o caso da tatuagem.

    Responder

  64. Vejo que aqui tem uma pessoaa querendo "impor" a sua ideologia. Tanto que quando alguem responde contra essa mesma vem e novamente expressa a sua opinião propria. Logo vejo que aqui a liberdade de opinião nao vale pois sempre terá alguém aqui que, ira opinar a sua propria ideia. Não estou aqui para "causa" situações. Apenas observando os fatos. Se você é contra tatuagem na carreira pública, ok. Ja percebemos desde o primeiro comentário. Só nao tolero insistir que todos concordem com você.

    Responder

  65. Boa tarde, prezada Luise,

    Não desista de seus sonhos com tanta facilidade, muito menos desanime ao tropeçar na primeira pedra. Nossos sonhos valem muitos sacrifícios. Pelas suas palavras, sua tatuagem é grande, mas não ficaria visível sob a farda. Além do que o desenho de rosas não é contrário aos princípios da corporação.

    Neste artigo mesmo, foi exposto o caso de uma ação judicial que chegou até o Supremo Tribunal Federal, com discussão quanto a restrição de tatuagens para candidatos de concurso da polícia militar. Você mesma apresentou algumas previsões da Constituição Federal que o edital estaria violando, com destaque para o princípio da igualdade.

    Sugiro continuar estudando e brigando por seus sonhos!

    Responder

  66. Tenho pretensão de prestar o concurso da PM do Estado do Tocantins (ou tinha, até ler o último edital do qual me deixou imensamente frustrada), era um sonho que do qual eu provavelmente não poderei realiza, pq o mesmo diz: que será eliminado o candidato que apresentar tatuagens aparentes, […] ou com dimensões exageradas, que cubram áreas maiores que correspondam a três centímetros quadrados ou apresentem qualquer extensão longitudinal superior a cinco centímetros. Eu tenho uma na lateral do corpo q começa nas costas e termina na lateral das coxas, são varias rosas não é visível, mas pelo descrito no edital creio que não sou apta a participar! Estou muito triste, como estudante de Direito me sinto frustrada, pois ao meu ver essa decisão fere ao Art. 5° da Constituição Federal que nos garante que somos todos iguais perante a lei,sem distinção de qualquer natureza, e nós garante ainda inviolabilidade do direito à liberdade, à igualdade. Vejo q isso é uma forma de fazer distinção de pessoas e viola a liberdade q cada um tem de fazer o que quiser com o seu corpo! Se o candidato tem uma vida idônea, através da investigação social da vida pregressa do candidato, não consta nada contra o mesmo, não à motivos para marginalizar uma pessoa simplesmente por seu estilo. No mesmo Art, no Inciso XLI- a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos a liberdades fundamentais. Essa é minha mera interpretação da Lei Maior, na qual a mesma é a fonte de todos as outras lei complementares e na qual todos os cidadãos e órgãos devem subordinação!
    Bom dia!

    Responder

  67. Bom dia,

    Concordo em parte com você!

    Que tatoo é uma arte, também sou da mesma opinião. Mas quanto a caráter, desculpe-me, entendo que você está errada!

    Senão a pessoa não escolheria a tatto que colocaria em sua pele. O próprio tatuador escolheria qualquer uma. No entanto, sabemos que o que realmente ocorre é a pessoa escolher um desenho que tenha tudo a ver com sua personalidade e caráter.

    Neste sentido, se a pessoa é religiosa, tatua um terço, um santo, uma cruz; se é roqueira, desenha uma guitarra, o rosto do seu vocalista preferido; se é o tipo paizão ou mãezona, tatua o nome de seus filhos…

    Desta forma, se o candidato chega com uma folha de maconha no braço, com um palhaço na perna, escrito 1533 no peito, como defender que estas tatoos não mostram claramente seu caráter?

    Cada um escolhe seu caminho!

    Responder

  68. Tenho 17 anos , sim gostaria de servir a PM , tenho uma tatuagem no braço um "terço" na região em q tenho a tatuagem , sim com a farda ficaria a mostra mais eu acho q isso não tem nada haver isso não me impediria de levar um tiro ou ir atrás de marginais

    Responder

  69. Boa tarde, GT MTB

    Concordo contigo quanto a igualdade de direitos e oportunidades para todos! Nossas instituições estão mudando com relação a muitas ideias pré-concebidas, originadas em um contexto histórico diferente do atual.

    A polícia já foi composta somente por homens; atualmente temos bastantes mulheres compondo o efetivo. O policial era escolhido prioritariamente por sua capacidade física; hoje, cada vez mais, o que importa é a capacidade intelectual. Os militares ficavam aquartelados; atualmente, estão nas ruas, interagindo com a comunidade…

    Estamos melhorando constantemente, não na velocidade que muitos queríamos, mas com mudanças constantes.

    Responder

  70. Sempre acreditei no exercício da igualdade de direitos e oportunidades para todos, respeitando os princípios e regras da nossa lei maior – "A Constituição Federal" – a qual firmam-se as razoabilidades para um convívio social digno e justo.
    Notar estupido critério discriminatório e eliminatório no edital de um concurso público, sendo este do orgão responsável pela ordem, exercício da lei e cidadania; é uma afronta ao ideal humano de liberdade e igualdade sem preconceitos, sem discriminações… o Qual a nossa lei maior nos assegura.
    Percebo um despreparo dos orgãos de segurança da nossa federação em saber lidar com igualdade de oportunidades entre todos. Não é a farda e a imagem que torna um policial bom, eficiente e leal, mas sim a sua atitude perante a lei e a sociedade…
    Deixo o meu apoio e um salve aos meus irmão pele verde, azul, amarela, branca, preta, vermelha, roxa, etc. Somos todos brasileiros e iguais em direitos e, também, quem sabe um dia, em oportunidades!

    Responder

  71. Bom dia, Douglas

    Concordo contigo quanto a pessoa fazer de seu corpo o que ela quiser.
    Entretanto, a imagem que a pessoa passa para a sociedade é requisito de admissibilidade em praticamente toda carreira que ela for seguir.
    Em minha opinião, deve haver um senso crítico nesta questão.

    Responder

    1. O que adianta o cara não ser tatuado , mais quando coloca a farda e a pessoa mais corrupta do mundo.
      Tatuagens não significa nada o que importa e a ficha da pessoa, tatuagem não faz a pessoa e sim o caráter.

      Responder

    2. Bom dia
      Estou com uma dúvida e gostaria que alguém me ajudasse!!

      Eu tenho uma tatuagem no dedo de coração,e gostaria de saber se isto enterfere na carreira de policial ??

      Responder

      1. Bom dia, Andressa

        Em minha opinião, não interfere em nada. Mas os editais de concursos da Polícia Militar restringem o acesso de candidatos com tatuagens visíveis quando se usa os uniformes.

        Porém, recente decisão do STF decidiu que tal restrição somente é legal se a tatuagem ferir algum princípio constitucional, o que não é o caso de um coração.

        Sendo assim, estude e passe na prova!

        Se for reprovado no exame médico apenas pela tatuagem, entre com uma ação judicial com base na decisão do STF.

        Espero que, muito em breve, você torne-se uma guerreira de farda!

        Responder

        1. Oi . Eu tbm tenho uma tatoo de coracao no dedo e uma no antebraço pequena escrita Jesus Cristo . Eu gostaria de prestar o concurso . Será que se eu passar posso ser Policial ?

          Responder

          1. Bom dia, Thais

            Assim como falei acima para a Andressa, não será uma tatuagem de coração ou escrito Jesus Cristo que vai te impedir de ser uma guerreira de farda.

            O que pode acontecer é você ser reprovada no exame médico e precisar de uma decisão judicial obrigando a corporação a promover seu ingresso.

            Então estude bastante e logo você realizará seu sonho!


  72. na atual conjuntura e suicidio , mais fazer o que ? facilmente identificados serao presa facil dos meliantes e tem gente que ainda entra na justica ,vai entender!

    Responder

    1. Presa fácil todos somos amigo!, tenho o braço direito fechado de tatuagens, isso não demonstra que sou marginal!
      muito pelo contrario nunca roubei, nunca matei,nunca levantei a mão para os meus pais.
      Meu grande sonho é ser militar, e te garanto que com o braço inteiro com tatuagens eu vou conseguir ser um ótimo policial !
      Agora, todos somos presas fáceis, cabe a você se deixar abater ou revidar,
      Como Jair Bolsonaro fala, “SOLDADO QUE VAI PRA GUERRA COM MEDO DE MORRER, NÃO É SOLDADO!”. com a graça de Deus garanto que ele e vai me proteger!
      Agora cabe a cada um as suas próprias escolhas!

      Responder

      1. Eu tenho 19 anos e tenho uma no meu dedo, e também garanto que serei um ótimo policial (a menos que me barrem em todas as provas que eu faça),e mesmo que me barrem em uma… eu farei outras.
        Não vou desistir de ser policial só por ter um desenho em minha mão,
        a frase que o amigo citou do Bolsonaro, é realmente ótima… “Soldado que vai a guerra com medo de morrer é um covarde.”

        Responder

        1. Boa noite, Paulo

          Gostei de ver seu espírito de guerreiro! Tenho certeza que vai conseguir ingressar!

          Responder

      2. Tenho Uma Admiração Enormer Por Polícia ‘ Mh vontade , ser umaa Polícia , ou seja tenhoo Tattoo , mas n quer dizer que Sou ERRADA ‘ Tenho Fé Que U Diaa Chegoo lá

        Responder

        1. Bom dia, Ana

          Continue firme em seu objetivo e estude bastante!

          A Polícia Militar precisa de guerreiras como você!

          Responder

          1. Boa noite eu tenho uma tatuagem no ante braço escrito força e honra será que eu consigo .


          2. Boa noite, Natan

            Tatuagem no antebraço ficaria visível com o uso da farda, contrariando assim norma dos editais da PM.

            Porém a decisão do STF prevê que a tatuagem não pode ferir princípios constitucionais.

            Se você for reprovado somente pela tatuagem, entre com uma ação judicial contra este ato administrativo baseado na decisão do STF.

            Força e honra, guerreiro!


          3. Boa Tarde Sargento , tenho uma duvida sobre tatuagens no qual eu tenho minha perna direita fechada do joelho até o tornozelo , a tatuagem é uma carpa com flor de lothus , nao tenho nenhuma passagem e sempre fui uma pessoa trabalhadora e honesta , gostaria de saber da sua opiniao ? Obrigado


          4. Bom dia, Thiago

            Os editais da PM fazem restrição a tatuagens visíveis com o uso do fardamento, inclusive quanto a dimensões do local tatuado, sendo tal fato um motivo de contra indicação no exame médico.

            Um candidato a PMESP foi reprovado no concurso para soldado por ter uma tatuagem na perna, mas conseguiu garantir seu direito através de uma decisão do STF, que entendeu que somente seria motivo justificável se a tatuagem ferisse algum princípio constitucional.

            Desta forma, estude e passe na prova. Se for reprovado somente por este motivo, entre na justiça, pois já há um precedente que embasará seu pedido.

            Espero que você retorne ao blog para contar sobre sua vitória!

Deixe aqui seu comentário