Qual é o segredo para passar no concurso da polícia?

Tempo de leitura: 7 minutos

concurso da PMMG

Já perdi a conta de quantas vezes ouvi esta pergunta. E ela tem sido cada vez mais recorrente. Algumas pessoas acreditam que exista uma fórmula mágica para passar no concurso da polícia.

Outras afirmam que somente são aprovados os gênios, candidatos com QI – quociente de inteligência – acima da média.

Outros ainda dizem que concurso público é um jogo de cartas marcadas, que só passa quem tem um QI – quem indica – com influência interna junto a comissão organizadora do concurso.

E você, qual sua opinião a respeito do assunto?

Cada um com suas crenças, mas eu sempre fui mais cético. Nunca fui CDF, aqueles caras que só tiravam nota 10 nas provas da escola.

Nunca conheci ninguém que tivesse acesso a alguém da comissão organizadora. Muito menos acredito em fórmula mágica para ser aprovado.

Então o que me restou foi estudar, estudar e estudar.

Este artigo foi sugerido por alguns amigos dos grupos do Facebook que estão estudando para ser futuros policiais. A maioria é marinheiro de primeira viagem e não sabem nem por onde começar seus estudos.

Outros já tentaram, mas não sabem o porquê foram reprovados. Não pretendo fazer uma auto-promoção, mas dividir minha experiência em concursos públicos, com destaque para os da Polícia Militar.

Aqui em Minas Gerais, fui aprovado em dois concursos para soldado, um para sargento e fui reprovado em alguns para oficial. Já passei na PM da Bahia e outros três ou quatro concursos para outros setores do governo.

Atualmente, faço o curso de Direito com bolsa integral do PROUNI por ter passado no ENEM.

Pontuarei o que de mais importante adquiri nestes muitos anos de estudo, aprovações e reprovações.

1 – Edital

O primeiro passo é ler o edital. Ele é a bíblia de todo concurso.

Se ainda não saiu o edital do próximo, você deve acessar o do último. Quem pula esta etapa, vai para o jogo sem saber quais suas regras e a probabilidade de fracasso aumenta bastante.

2 – Conteúdo Programático e Referências Bibliográficas

Leia esta parte do edital com bastante atenção. Se for estudar através de apostilas, não ceda a tentação de economizar 20 a 30 reais comprando uma mais baratinha, pois a qualidade delas varia bastante.

As de preço mais em conta não tem a matéria completa e apresentam exercícios resolvidos de forma errada. Sempre preferi estudar pelos livros indicados pelo edital.

3 – Provas Anteriores

Todo concurseiro experiente estuda através de provas anteriores. No site da PMMG, você encontrará as provas dos últimos anos de vários concursos da corporação.

Com o tempo, você perceberá que as questões são parecidas, quando não repetidas.

4 – Redação

Redação porque eu quero ser policial

 

Um dos atributos essenciais do PM é saber escrever, motivo da redação ser uma “peneira fininha” nos concursos.

Se não costuma escrever, comece a fazer redações rotineiramente, porque não é fácil como alguns acham. Quem deixa para fazer a primeira no dia da prova, se dá mal.

Tenho um amigo que é exemplo prático da importância da redação: no último concurso para sargentos, acertou 38 de 40 questões e tirou 68 na redação.

Com esta nota ficará de fora do concurso. Fez um recurso e, se conseguir mais 2 pontinhos na redação, será o 2° lugar geral no Estado.

5 – Treino Prático

Nada melhor para saber se você está indo bem no treinamento que fazer um teste valendo. Todo time de futebol faz jogos-treino durante sua pré-temporada, antes de começar os campeonatos de verdade.

Enquanto espera a prova do seu objetivo principal, faça outras provas para testar seu nível de conhecimento. Claro que você deve observar se as matérias são parecidas, porque senão estará desviando o foco.

6 – Grupos de Estudo

Estudo em grupo para concurso da PM

 

Tem gente que prefere se trancar no quarto e estudar sozinho. Mas se você tiver amigos com o mesmo objetivo, é interessante estudar juntos.

A troca de idéias fixa o conteúdo de uma forma diferente e proporciona um tira-dúvidas instantâneo. Além de um dar força para o outro quando baixa o desânimo.

Ensinar é um ótimo exercício, pois te obriga a aprender o conteúdo para repassar aos colegas. Mas se você tiver vergonha, seja seu próprio professor.

Depois de estudar um ponto, tente falar em voz alta o que você aprendeu e faça perguntas sobre o que não ficou claro. Vai perceber que é muito engraçado e muito proveitoso.

Não se importe se alguém de casa perguntar se você está ficando doido, falando sozinho. Aproveite e comece a ensinar para ele também.

7 – Assistência Técnica

Em minha vida de concurseiro, aprendi muito com a experiência prática. Mas isto demandou certo tempo e algumas reprovações até que entendesse onde estava errando.

Um amigo me indicou um livro muito bom: “Como passar em provas e concursos” – William Douglas – Editora Impetus. Comprei e fiquei muito satisfeito.

Outra assistência interessante é o cursinho. Mas fica uma ressalva: professor de cursinho não está lá para ensinar a matéria, mas sim para tirar dúvidas.

8 – Teste Físico

Cuidado para não passar com o carro na frente dos bois! Em concursos públicos, o candidato tem que matar um leão por dia. O primeiro deles é a prova de conhecimentos.

O teste físico é apenas na terceira fase, aproximadamente uns dois a três meses depois. O que não quer dizer que você não deve começar a preparação desde logo.

Mas não adiantar treinar muito para o teste físico e pouco para prova objetiva, porque se não passar nesta, não fará aquele.

Tenha uma rotina básica de exercícios, até mesmo porque isto dá mais energia para suportar a intensidade de estudos.

9 – Veja de Pertinho

Visita a Academia da Polícia Militar de Minas Gerais
Foto: Kely Stiilpen

A PM está presente em todas as cidades do Estado. Faça uma visita a um quartel, converse com os militares e conheça o dia-a-dia de um policial.

Você perceberá que nem tudo são flores. Por outro lado, ouvirá cada caso que ficará louco para vestir uma farda e entrar na viatura para um turno de serviço.

Para quem não tiver tempo para ir ao quartel, pode continuar acessando o blogdograduado.com.br no qual escrevo artigos sobre segurança pública, baseado na prática policial. Será um prazer receber os senhores.

10 – Tecnologia

 

Esta é uma aliada ou inimiga do candidato. Com todos os avanços tecnológicos atuais, ficou muito mais fácil estudar.

São vídeos-aula na internet, material didático digitalizado, tantos recursos para estudar em qualquer lugar que acabaram-se as desculpas.

Entretanto, no horário de estudo, você terá que fazer a difícil escolha entre os livros ou o WhatsApp, Skype, Facebook, Twitter e tudo que não tenha a ver com o estudo.

11 – Descanso

Por último, mas não menos importante, recomendo pausas regulares nos estudos. Nosso corpo também é uma máquina e precisa de parar de vez em quando, senão o rendimento tende a cair.

Aproveite este tempinho para conversar com familiares, matar a saudade do celular, praticar um esporte, ver um filme, namorar…

Para quem tem sua crença religiosa, buscar apoio espiritual. Sempre coloquei todo meu esforço no altar do Senhor.

Pelo exposto, vocês podem perceber que não existe uma fórmula mágica para ser aprovado. Depende do comprometimento, esforço e dedicação do candidato.

O quanto estudar é uma decisão pessoal. Cada um conhece seus limites e a vontade ou necessidade de passar já no próximo concurso. Uma coisa é certa: tem muitas vagas e muitíssimos candidatos.

Quer ser um policial? Comece a agir como um, tendo disciplina e garra. A corporação está de portas abertas para recebê-lo.

Se você é um candidato, siga estas orientações e depois me conte como foi seu resultado. Se já garantiu sua vaga, compartilhe este artigo com seus amigos que ainda estão na disputa.

qual é o segredo para passar no concurso da polícia?

 

62 Comentários


  1. Olá Sgt Silvino! primeiramente parabéns a você e a todos da corporação e obrigado pelas dicas. Eu também sou de Minas Gerais mas atualmente resido em Sorocaba-SP. Tenho 20 anos e fui aprovado na prova objetiva no concurso da Pmesp, mas ainda tenho muitas dúvidas… gostaria de saber de alguém como você que já tem experiência. Vou fazer algumas perguntas:

    1- Dá pra crescer na profissão?
    2- A carreira dá Estabilidade?
    3- É possível fazer uma faculdade mesmo trabalhando como policial (gostaria de cursar Direito)?
    4- Está feliz sendo policial?

    OBS: sempre quis ser militar e inicialmente eu pretendia ingressar no exército, mas também admiro muito a PM.

    Se puder me responder, ficarei agradecido.

    Responder

    1. Boa noite, Pedro

      Parabéns por sua aprovação na corporação paulista, uma das melhores do país!

      A Polícia Militar é uma instituição na qual, com certeza, é possível evoluir. E depende apenas do seu sacrifício pessoal.

      A carreira policial, assim como qualquer cargo público, dá uma estabilidade relativa ao indivíduo. Você não será mandado embora porque o chefe não gosta da sua cara, como ocorre em muitas empresas privadas. Por outro lado, você pode envolver-se em alguma situação criminal ou administrativa da qual decorra sua demissão.

      Sem dúvidas, é possível estudar! No artigo Acesso a educação: direito dos militares ou concessão dos comandantes?

      Sinceramente, sou muito feliz sendo policial. Tão feliz que criei este blog para mostrar ao mundo a perspectiva da prática policial pelo ponto de vista do próprio policial. Entretanto, fico muito triste de não ter a valorização compatível da sociedade em relação a nosso sacrifício.

      Forte abraço, guerreiro!

      Responder

  2. SGT Silvino, Boa tarde!

    Primeiramente meus parabéns pelo trabalho e intuito aos de mais, posso dizer que você é um dos exemplos de muitos, pois não importa se é de Minas Gerais ou do rio Grande do Sul, mas todos vocês carregam um grande comprometimento a nós e nosso país.

    Como vossa senhoria tem dito, realmente não existe formula secreta para passar em um concurso publico, ou seja la qual for o objetivo, pois o que realmente garante o exito nas classificações, são o comprometimento com cada eu.

    A minha real questão é a seguinte:

    1 – já fui usuário de ilícitos por algum tempo, mas nada duradouro, foram dias de baladas e curtições por ai, más já faz uns 6 a 7 meses que não prático mais esses atos.

    2 – sei que também depois das duas etapas e teste físicos haverá alguns exames médicos e com eles o exame toxicológico, mesmo que eu tenha parado de praticar esses atos, caso eles achem pequenas evidencias ou vestígios do mesmo, isso desclassifica o candidato ?

    obrigado pela oportunidade, e fico no aguardo.

    Responder

    1. Boa noite, Welton

      Bom saber que você afastou deste hábito, pois é notório que o uso de entorpecentes só traz problemas para a pessoa. E para quem quer ser um policial militar, este é um comportamento inaceitável.

      E como você mesmo disse, o exame toxicológico faz parte de uma das etapas do processo seletivo. O objetivo dele é justamente detectar o uso de substâncias ilícitas pelo candidato. Em caso de positivo, o candidato é contraindicado.

      Como você disse que afastou-se há aproximadamente 6 a 7 meses, não deve ter problemas com o teste.

      Muito obrigado por sua avaliação do blog!

      Responder

  3. Boa noite , você poderia fala sobre o curso superior , pois os jovens sai do ensino médio doidos para presta o concurso , o curso sequencial reconhecido pelo MEC ? Tecnólogo ? Uma sugestão sobre estes citados ou você conhece outro curso de um menor tempo de formação?

    Obg!!!

    Responder

    1. Bom dia, Iago

      São várias opções para que o jovem consiga garantir o requisito de escolaridade exigido pela corporação.

      Dependendo de sua disponibilidade de tempo e dinheiro, você pode optar pelos tradicionais cursos superiores de 4 ou 5 anos; ou então por um tecnólogo de 2 anos; ou até mesmo por um sequencial, que é o mais curto de todos.

      O sequencial é oferecido em até 3 meses. Neste último concurso para soldados, houve bastante discussão se seria aceito ou não. Parece que todos os candidatos que fizeram curso sequencial conseguiram entrar, mas já ouvi dizer que, para o próximo concurso, haverá exigência de mínimo de horas e dias estudados no curso sequencial.

      Responder

      1. Eu sou louca pra fazer o concurso da polícia militar e tenho dúvidas como eu faço pra fazer como eu chego lá

        Responder

    1. Bom dia, José

      Muito obrigado pelo apoio, meu amigo!

      Gosto muito de escrever, pois minha experiência serve de referência para os jovens que pretendem ingressar na corporação.

      Forte abraço!

      Responder

  4. Sargento,

    Boa noite

    Obrigado pelas dicas em seu post, concordo com todas elas.
    Meu sonho é ser policia da gloriosa PMMG.
    Gostaria que o senhor me tirasse uma duvida.
    Ja fiz duas cirurgias, uma de ligamento cruzado anterior no joelho,sendo que me recuperei totalmente e fui liberado para praticar quaisquer atividades fisicas sem nenhuma restrição.

    E recentemente sofri um acidente de moto que fraturou minha bacia (Diastase da sínfise púbica) lesão está que me rendeu uma placa e seis parafusos, novamente o médico me liberou pra quaisquer atividades físicas sem restrição.
    O ponto é, sobre o a lesão no joelho,pesquisei e parece haver jurisprudências de casos em que candidatos reprovados nos exames médicos conseguiram entrar na PM, mas não encontrei nada sobre lesão na bacia. Lembrando que ambas são Lesões incapacitantes previstas no edital.
    Pela sua experiencia em concursos,na própria corporação e como estudante de direito, o senhor acha que tenho chance em eventuais recursos? pensei no caso de minha aprovação em primeira etapa,levar na etapa do exame clinico, laudos de médicos atestando minha plena capacidade física, o que o senhor acha ?

    Desde já

    Obrigado.

    Responder

    1. Bom dia, Pedro

      Não sou da área medica, então minha opinião será apenas uma referência.

      1 – Se o edital fala que suas lesões são incapacitantes, você será reprovado no exame médico.

      2 – Se você realmente está 100% recuperado e há casos na própria PMMG de candidatos que conseguiram reverter a reprovação no exame médico, faça sua parte que é passar na prova e contrate um bom advogado para garantir judicialmente seu ingresso.

      3 – Como policial, digo que a corporação toma suas decisões de acordo com a lei, que, no caso do concurso público, é o edital. Como estudante de direito, digo que toda lei pode ser relativizada, conforme as circunstâncias fáticas e, principalmente, quando casos análogos tiveram decisões contrárias ao previsto na letra fria da lei.

      Responder

  5. Perfeitas descrições irmão, muito linda a sua colocação sobre a entrega no altar, parabéns, gloria a Deus.
    Eu tenho uma duvida muito intrigante porque tenho 21 anos tenho 1,73 de altura não sou alto e sou novo, existe alguma dificuldade para entrar na policia tendo essas caracteristicas? ressalto aqui que vejo muito muito poucos com essas caracteristicas….. isso me preocupa.

    Responder

    1. Boa tarde, Sérgio

      Não vejo nenhum problema na relação idade x altura.

      E contrário a você, conheço muitos policiais novos e com, aproximadamente, sua altura.

      Eu, por exemplo, quando eu entrei para a corporação, tinha 22 anos e já com meus 1,85 de altura.

      Preocupe-se mais em estudar, guerreiro! Isto pode ser um problema para você.

      Abração!

      Responder

  6. Sgt, boa noite.

    Prestarei concurso para o cargo de Soldado da Polícia Militar do Estado de Alagoas, ao final do mês de outubro.

    Gostaria de saber se no curso de formação há a possibilidade do aluno ser eliminado, ou essa possibilidade só se aplica ao aluno que realmente for desleixado e não fazer o mínimo de esforço suficiente para atingir a formação de soldado.

    Responder

    1. Boa noite, Luccas

      Sou da PMMG e não conheço bem a legislação de curso da PMAL, mas fazendo uma análise comparativa, há vários motivos para o aluno ser eliminado do curso de formação:

      1 – omitir ou mentir sobre fatos de sua vida civil que deveria relatar na Ficha de Informações Complementares;

      2 – não ter o mínimo de aprovação nas disciplinas do curso;

      3 – não se adaptar ao princípios militares da hierarquia e disciplina, fazendo com que seu conceito não seja suficiente para promoção ao fim do curso;

      4 – cometer um crime militar que resulte em sua prisão e consequente impossibilidade de terminar o curso…

      Mas se o recruta for tranquilo e não contrariar o sistema, no final do curso, ele joga o quepe para cima e grita o BOOOOOOOOOA!

      Responder

  7. como posso agradecer ? Só posso lhe dizer o quando me ajudou e me fez abrir os olhos , vou fazer o concurso ano que vem mas já estou estudando a 1 ano e 2 meses antes, embora ainda esteja no 2 ano do ensino médio , eu não tenho desculpa para não passar ,metade da família policial e esse é o maior sonho da minha vida , meu pai é policial e quero ser um ainda melhor , eu vou passar nesse concurso e acabou , muito obrigado me deu uma grande dica de como fazer as coisas e de por onde começar !!!

    Responder

    1. Boa noite, Bruno

      Fico feliz de que este artigo sirva como estímulo para sua caminhada rumo a carreira policial.

      Parabéns pela determinação!

      Não precisa agradecer, meu amigo. Peço apenas que compartilhe os artigos do Blog do graduado em suas redes sociais para que a mensagem chegue a outros jovens que também tem o desejo de serem guerreiros de farda.

      Responder

  8. Sargento, vou participar do certame para o ingresso na PM-MG no mês de Maio. há várias regiões para a escolha, não sou do Estado, pela sua experiência qual região indica? e por que? devo levar em conta a quantidade de vagas? quais fatores?

    Responder

  9. É Fabricio concordo com você plenamente pois afinal nada na nossa vida é de graça ou fácil até porque se fosse fácil passar em provas todo mundo fazia, mais na verdade é essencial sim que haja sempre um concurso, eu tenho 19 anos Fabricio. Moro em Manaus AM, mais não sou índio não tá kk, terminei meu ensino médio ano passado 2015, tô confiante de servir ao exército brasileiro já ano que vem, já me alistei já fiz todas as etapas em fim tô aí com 90% de chance de servir tenho 1.74 de altura em fim, acho que ano que vem tá saindo o edital pro concurso da PM aqui do AM qui é também um objetivo meu que pretendo alcançar em breve,( mais é como você tava falando devemos sempre colocar nosso Deus a frente da nossa vida pois ele quem literatura faz o melhor para nois,mesmo nas aprovações e reprovações da vida mais ele sempre estará lá com nosco e isso é muito bom) até então tem sim dado serto na minha vida e desde já agradeço por compartilhar este sentimento e desejo aí Boa sorte a Todos e que Deus Abençoe você Fabricio em sua jornada. Valeu. ..

    Responder

  10. Muito bom as dicas, tenho 16 anos, tenho um sonho de ser policial militar também juntamente com meu pai que tbm é pm, ano que vem termino meu ensino medio e ja vou começar a me preparar para os concursos seguindo suas dicas 🙂

    Responder

    1. Espero que você consiga realizar seu sonho de ser um policial militar como seu pai.

      Obrigado pelo apoio, Lucas!

      Bons estudos!

      Responder

      1. Oi eu quero ser policial, é verdade que se uma candidata passar com uma pontuação boa i outra passar com uma pontuação menor mais se tiver um diploma ela vai ser chamada ao invés dá outra

        Responder

        1. Boa noite, Gabrielly

          Os concursos da Polícias Militares são regidos de acordo com os respectivos editais e legislações estaduais.

          No caso da PMMG, e somente para o concurso de Oficiais, em caso de empate entre candidatos, aquele que tiver maior nota na prova de títulos (diplomas) ficará melhor classificado. Entretanto, este é apenas o terceiro critério de desempate, como pode ser visto a seguir:

          DA PROVA DE TÍTULOS

          6.63 A prova de títulos será de caráter classificatório, terá o valor de 40 (quarenta) pontos,
          assim divididos:

          Diploma/certificado Pontos
          a) graduação em curso superior, oficialmente reconhecido pelo órgão federal de ensino, excetuado o
          de Bacharel em Direito, que constitui requisito de ingresso na carreira – 05 (cinco) pontos
          b) especialização (pós-graduação, “lato sensu”) – 05 (cinco) pontos
          c) mestrado – 10 (dez) pontos
          d) doutorado – 20 (vinte) pontos

          7. DA APROVAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E MATRÍCULA NO CFO

          7.3 Em caso de empate em notas, ficará melhor classificado o candidato que:
          a) tenha maior nota na prova objetiva;
          b) tenha maior nota na prova de redação;
          c) tenha maior nota na prova de títulos;
          d) tenha maior nota na prova oral;
          e) tenha maior idade.

          Por outro lado, se você pretende fazer concurso para soldado, ter um diploma não fará com que outra candidata consiga te ultrapassar, mas um ótimo resultado no Teste de Capacitação Física poderá fazê-la passar em sua frente, pois ele é eliminatório e classificatório.

          Responder

          1. eu quero muito estuar .Mas infelizmente não sei como começa, estou perdida me ajuda pfv nao sei por onde começa no entanto gostaria muito de passa a minha família esta contando comigo


          2. Boa noite, Giselle

            O querer é essencial para o realizar!

            Neste artigo que você acabou de ler, dou algumas dicas básicas para quem está começando a estudar.

            Muitos candidatos deixam de seguir a regra número 1 e depois não sabem porque não foram aprovados. Ler o edital é o primeiro passo para quem escolheu prestar um concurso público. É o edital que determina as normas do concurso, quais matérias serão cobradas, quais são os prazos…

            Fazer provas anteriores também é uma ótima forma de estudar. Normalmente, as bancas de concursos repetem questões de concursos anteriores.

            Dedicação também é muito importante. Quanto mais você focar suas energias para o concurso, mais rápido será sua aprovação.


  11. Bom dia, Andressa

    Agora ficou um pouco mais fácil de responder. No RS, a Brigada Militar conta com policiais e bombeiros militares para prestação de segurança pública para a sociedade gaucha.

    Como não saberia responder sua pergunta com certeza, fiz uma consulta a alguns amigos através do grupo da Brigada Militar no Facebook e tive as seguintes respostas:

    "No último concurso para o Corpo de Bombeiros, exigia-se natação sim, 50 metros em um tempo bem elástico que não recordo. Para a atividade de Polícia Militar, não foi previsto tal teste." – Fabrício F. Oliviera

    "25 metros em 60 segundos para o sexo masculino e 25 metros em 80 segundos para o sexo feminino." – Alex Machado

    Então se seu objetivo é ser bombeiro, tem natação, mas pulou na piscina e saiu do outro lado, passou. Se quer ser polícia, não precisa saber nadar.

    Para maiores informações, o site da BM é http://www.brigadamilitar.rs.gov.br

    Responder

  12. Olá Boa noite! Fabrício, sou mulher tenho 22 anos, vou fazer o concurso público assim que terminar mais estudos… tenho muitas e muitas dúvidas sobre tudo! Sou do Rio Grande do Sul, Cidade de Novo Hamburgo, onde posso esclarecer essas minhas dúvidas, sobre tudo….

    Responder

  13. Boa tarde,

    Como disse neste artigo, a regra número 1 do candidato é LER O EDITAL, pois ele determina as regras do concurso. A leitura do edital deve ser com maior atenção aos requisitos exigidos dos candidatos, pois eles variam de Estado para Estado.

    No caso dos Testes de Aptidão Física, que é sua dúvida, a dica não é diferente. Como você não disse para qual Estado pretende fazer o concurso, responderei com base nas exigência da PM de Minas Gerais, que é minha corporação.

    Desta forma, esclareço que, para a PMMG, não há prova de natação entre os testes físicos, que são: Barra fixa para homens ou flexão de braços para mulheres, corrida de 2400 metros, abdominais e teste de agilidade (shutle run).

    Responder

  14. Bom dia! sou mulher, tenho 22 anos e pretendo fazer o concurso para soldado esse ano, não sei nadar, mais me falaram que não é difícil. Gostaria de saber quais são as exigências no nado.

    Responder

  15. Boa noite, Kira

    Assim como a carreira militar, ser médico é um sonho de muitos jovens. Parabéns por sua conquista! A questão se continua a carreira médica no mundo civil ou militar é uma opção iminentemente pessoal.

    O que posso dizer é que os médicos militares com quem tenho contato estão bem satisfeitos com sua escolha. Então seria realmente interessante conversar com um médico militar para ele te indicar os prós e contras.

    Boa sorte!

    Responder

  16. Ah galera, tinha esquecido!
    Eu queria fazer algo bem legal, como nosso colega sargento tinha dado a dica.
    Queria ao Quartel da minha cidade, tenho vários amigos policiais, queria fazer perguntas formuladas ao mesmos.
    Como foi sua luta contra os estudos para conseguir passar, como é o dia-a-dia de um policial militar e pedir dicas a eles, tudo gravado ou filmado.
    Depois de concluído ao que quiserem posso postar no whats ou face de cada um, ou posso fazer um grupo no Facebook só para isso, dúvidas e soluções.
    Só queria que se vocês quiserem que eu pergunte alguma pergunta específica, fomulassem a mesma antecedida de "#" para mim poder imprimir direitinho e falar na hora.
    Se gostaram da ideia publiquem as perguntas o quanto antes para que eu possa já agendar a minha visita.
    Irei daqui a 15 dias, nesse tempo quem formular as perguntas e as levarei comigo. Muito obrigado!

    Responder

  17. Bom dia brother, me chamo Anderson e tenho 22 anos.
    Moro em Casa Nova BA, faço o 5° período de medicina na cidade vizinha, "Petrolina", sempre tive um sonho de ser militar, mais quando passei pra med,deixei um pouco mais de lado, e por várias pessoas me falarem pra não fazer o concurso porque já estava em uma ótima direção.enfim…
    Como no 5° período posso ter um pouco mais de socego quando as cadeiras que posso escolher sempre quando posso eu estudo algumas apostilas que comprei para a PM BA, queria um conselho, dos mais experientes, se continuo e tenho recorrer como médico militar ou desisto e sigo em frente?

    Responder

  18. Boa tarde, meu caro amigo

    Esta é uma pergunta que somente o governador do Estado pode responder. Mas o candidato que espera o edital ser publicado para começar a estudar está perdendo um tempo precioso que poderia estar dedicando a sua preparação.

    Sugiro que comece a estudar o quanto antes baseado no edital do último concurso. Quando for publicado o próximo edital com dois a três meses até o dia da prova, você já estará em um nível bem mais elevado que os outros candidatos.

    Bons estudos, guerreiro!

    Responder

  19. Boa tarde, meu amigo Paulo

    Muito obrigado pela avaliação! Procurei fazer o mais motivador e de fácil entendimento possível para mostrar aos jovens que desejam ser novos policiais militares que não é tão difícil serem aprovados.

    Da mesma forma que pode ser instigante para quem ainda não é militar, também pode ser aproveitado para os militares que pretendem fazer os concursos internos e progredir na carreira um pouco mais rápido.

    Particularmente, estou estudando para o Curso de Habilitação de Oficiais e estou aplicando a maioria destas técnicas que me ajudaram a passar para soldado e sargento.

    Responder

  20. Boa noite guerreiro

    Não tenho esta informação da PMGO.

    Aqui na PMMG, não há uma previsão de tempo mínimo para ir para os grupamentos especializados. Eu cheguei a ROTAM com quatro anos de polícia, mas alguns militares acabam o curso de formação de soldados ou oficiais e já são designados para ROTAM, GATE, Cavalaria, Batalhão de Choque, entre outros.

    No entanto, como você ainda não é policial, concentre suas energias em passar no concurso. Durante o curso de formação, você terá a oportunidade para ter mais conhecimento sobre os diversos tipos de policiamento e poderá fazer uma escolha mais consciente de onde deseja trabalhar.

    Forte abraço e boa sorte!

    Responder

  21. Olá, pretendo fazer concurso PM de Goiânia, se no caso eu passar quanto tempo leva para poder um curso para entra na Rotam ou GIRO

    Responder

  22. Boa tarde, Laís

    Depende qual concurso você pretende fazer, pois o conteúdo varia de prova de soldado ou de oficiais, além de corporação para corporação. Então é muito importante você saber para qual concurso pretende estudar.

    Se o edital exigir somente lei seca, basta procurar no Google. Qualquer um consegue encontrar com bastante facilidade as legislações nacionais no site http://www.planalto.gov.br e as legislações estaduais nos sites das Assembleias Legislativas dos Estados.

    Não conheço site gratuito, mas sugiro tomar cuidado, pois, se os sites estiverem desatualizados, você poderá estudar material que representarão um grande prejuízo em sua preparação.

    Forte abraço!

    Responder

  23. Boa noite, Camila

    Como disse no comentário anterior, alguns candidatos tem tido problemas por terem seus corpos tatuados.

    Uma tatto na perna é motivo para desclassificação, conforme o edital. Porém, um candidato a concurso da PMESP recorreu de sua eliminação e o recurso chegou ao STF. Tanto o Ministro relator do processo, quanto o Procurador-Geral da República, entendem que tal situação fere direitos do candidato.

    Leia mais sobre o assunto no artigo http://www.blogdograduado.com.br/2015/11/candidato-a-concurso-da-policia-pode-ter-tatuagem.html

    Responder

  24. Boa noite,

    Tatuagem tem sido uma grande "dor de cabeça" para os candidatos de concursos da Polícia Militar.

    Os editais preveem que tatoos em determinadas partes do corpo, como o antebraço, por exemplo, e seus significados são motivos para eliminação do candidato. Entretanto, existe um processo no Superior Tribunal Federal questionando esta restrição. Tal fato tem trazido muitas esperança para os candidatos tatuados.

    Se quiser saber mais detalhes desta situação, lei o artigo http://www.blogdograduado.com.br/2015/11/candidato-a-concurso-da-policia-pode-ter-tatuagem.html

    Responder

  25. Boa noite,

    Tatuagem tem sido uma grande "dor de cabeça" para os candidatos de concursos da Polícia Militar.

    Os editais preveem que tatoos em determinadas partes do corpo, como o antebraço, por exemplo, e seus significados são motivos para eliminação do candidato. Entretanto, existe um processo no Superior Tribunal Federal questionando esta restrição. Tal fato tem trazido muitas esperança para os candidatos tatuados.

    Se quiser saber mais detalhes desta situação, lei o artigo http://www.blogdograduado.com.br/2015/11/candidato-a-concurso-da-policia-pode-ter-tatuagem.html

    Responder

  26. Boa noite, sou mulher e tenho 24 anos. Pretendo prestar o concurso para a policia militar, mas tenho tatuagem na perna (proxima a canela), saberia me dizer se por isso poderia ser reprovada?

    Responder

  27. Boa noite, tenho 18 anos e meu sonho sempre foi entrar para a polícia militar ou para a polícia federal porém, fiz uma tatuagem ( não muito grande ) no meu antebraço, poderia me dizer se eu poderia ser reprovado em função disto ? Pretendo prestar para pmrj

    Responder

  28. Boa tarde, meu amigo

    Imagino que seu pai deve estar muito orgulhoso de você querer seguir a carreira dele.

    Este ano, a PMMG está com dois concursos para soldado em andamento. E com a situação financeira atual, não acredito que abrirão outro ainda em 2016.

    Porém, tem um concurso para soldado dos bombeiros de MG com inscrições abertas até o dia 26 deste mês. Mesmo que você queira mesmo é ser policial militar, sugiro que você faça esta prova. E quando abrir o próximo da PM, você faz, podendo escolher entre assumir a vaga ou ficar no BM mesmo. Confira o edital no site http://www.bombeiros.mg.gov.br/concursos.html

    Quanto a idade, o importante é o dia do ingresso na corporação. De forma que você pode fazer a prova com 17 anos, desde que, no dia de entregar a documentação, já tenha completado os 18 anos.

    Bons estudos!

    Responder

  29. Boa tarde, Juan

    O querer é essencial para o sucesso de qualquer pessoa!

    Percorrer o caminho até a vitória não é fácil, mas você já demonstrou que tem um forte aliado: Deus! Com certeza, Ele te sustentará nos momentos mais difíceis.

    Torço para que você garanta sua vaga no próximo curso da PM.

    Forte abraço!

    Responder

  30. Boa tarde, Sgt! Então eu tenho 17 anos sou filho de um policial do estado de minas que também é sargento. Faço 18 no final desse ano de 2016. Queria saber se o senhor sabe quando terá a prova este ano, pois fiquei sabendo que posso fazê-la com 17 anos contanto que tenha 18 numa certa etapa. Poderia me explicar? Grato.

    Responder

  31. Obrigado tenho 18 anos e Quero fazer o concurso estou com muito pensamento positivo, e creio que vou alcançar meu objetivo levo um versículo de apoio comigo: buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Deus vai me capacitar e vou conseguir. eu creio! vitoria na certa.

    Responder

  32. Obrigado tenho 18 anos e Quero fazer o concurso estou com muito pensamento positivo, e creio que vou alcançar meu objetivo levo um versículo de apoio comigo: buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Deus vai me capacitar e vou conseguir. eu creio! vitoria na certa.

    Responder

  33. Boa noite, meu caro amigo

    Que bom você ter o sonho de ser policial.
    Realmente, não é fácil, mas é plenamente possível.
    Basta você dedicar-se bastante que vai conseguir.

    Responder

  34. Noa noite tenho 16 anos e ese e meu sonho cendo difícil ou fácil nao vou desistir jamais vo pedir deus para me ajudar

    Responder

  35. Boa tarde, guerreiro

    Realmente um dos requisitos para ingresso na Polícia Militar de Pernambuco é ter 1,65 de altura.
    Mas se você não quiser esperar mais alguns anos, correndo o risco de não crescer os 5 centímetros, te dou uma dica:
    Faça concurso para a PM de outro Estado.
    Aqui em Minas Gerais, por exemplo, a altura exigida é de 1,60.

    Forte abraço!

    Responder

  36. Olá Fabrício Silvino, Tenho um sonho de ser Policial Militar. Sou de pernambuco Tenho 18 anos, Mas Tem um problema.. Tenho 1,60 de altura.. pesquisei e, Soube que homen cresce até os 21 anos de idade.. Minha dúvida é, Para fazer concurso públicos da PM tem que ter algum requerimento de idade, Por que queria esperar até meus 21 anos para que eu possa atingir uma altura adequadamente de 1,65 que é a altura mínima para ser um Policial Militar, Outra Dúvida Precisa Ser Forte, ou Aceitam soldados Magros. Abraços !

    Responder

  37. Boa noite,

    Infelizmente, isto acontece mesmo.
    E para evitar, tem que ler bastante e treinar escrever.
    Não adianta deixar para fazer a primeira redação no dia da prova.

    Responder

  38. No início dos anos 90, quando de um concurso, eu, policial militar, exerci a função de fiscal de sala. Depois de cumprido o rito para início da prova, um candidato solicitou minha presença. Eu me aproximei e ele disse que estava com dúvidas, quanto ao tema da redação. O tema era: "profecia, verdade ou charlatanismo". Eu respondi: você deve discorrer sobre o tema, ou seja, exponha a sua opinião. Eu não podia falar mais nada e fiquei triste, vez que aquele jovem não sabia o que era charlatanismo.

    Responder

Deixe aqui seu comentário